Terça-Feira, 15 de Outubro de 2024

Ausência de sinalização nas pontes duplicadas tem provocado acidentes de trânsito

Publicado em 25/07/2016
Por Jailson Dias
2dce29bae4887c740ce42852ea38.jpg
2dce29bae4887c740ce42852ea38.jpg
Sinalização nas pontes ainda é insuficiente/Jailson Dias

A ausência de sinalização nas duas da BR 316 que passam sobre o Rio Guaribas tem provocados constantes acidentes de trânsito, especialmente à noite, quando é difícil ver a mureta de concreto que separa as duas vias contrárias da pista. Apenas neste início de ano já foram registrados dois acidentes em que os motoristas não viram a mureta de concreto que separa as duas vias da pista e colidiram com ela.

No mais grave, ocorrido no dia 09 de janeiro, o motorista de um Honda Civic chegou a capotar por não ver o meio-fio. Ele prometeu processar o Estado por não ter sinalizado devidamente o local. Este acidente aconteceu na ponte que dá acesso ao Terminal Rodoviário Zuza Baldoíno.

Já no mais recente, ocorrido na noite da segunda-feira, 07 de fevereiro, um Volkswagen Gol, de cor cinza e Placa NIA/3869 de Teresina, ficou preso na mureta da ponte que fica próxima a Clínica de Urgência de Picos. O veículo fazia o sentido Zona Leste/Centro e o motorista declarou não ter visto o meio-fio devido a falta de iluminação. As duas rodas da esquerda ficaram içadas.

Felizmente nos dois acidentes motoristas e passageiros não sofreram ferimentos graves. Cada vez mais pessoas tem se manifestado pedindo que as duas pontes sejam sinalizadas imediatamente, e melhor iluminadas.

Logo após o primeiro acidente o local recebeu sinalização, porém a ponte que fica em frente ao Entre Rios Hotel, local que aconteceu o acidente com o Gol, permanece sem sinalização.

Conselhos

A Polícia Rodoviária Federal de Picos (PRF) pede aos motoristas que redobrem os cuidados ao transitar pelas duas pontes do Rio Guaribas que foram duplicadas pelo Governo do Estado, especialmente nesse momento  em que a sinalização, de responsabilidade do DNIT não foi concluída.

O inspetor da 4° Delegacia da PRF de Picos, Jorge Madeira, recomendou aos motoristas que não tentem fazer ultrapassagens enquanto estiverem trafegado pelas pontes. Ele lembrou a existência da “mureta de concreto”, que serve para dividir as duas vias contrárias da ponte.

Por enquanto os meios-fios das duas pontes ainda não estão plenamente visíveis à noite, mas logo deveram ser pintados nas cores preto e amarelo, conforme manda o Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

 

Comentários