Durante entrevista o prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima, prometeu que a cidade contará com um espaço para abrigar os camelôs que trabalham nas praças e calçadas do centro comercial. A ideia está sendo chamada de Shopping Popular e funcionará em um galpão, onde funcionou anteriormente a Metalúrgica Dom Bosco, entre as Ruas Monsenhor Hipólito e São Francisco, próximo a Penitenciária Feminina.
O local é considerado estratégico, pois além de ser localizado no centro da cidade, fica próximo a Praça João de Deus Filho, onde os motoristas de vãs que fazem o transporte intermunicipal de passageiros embarcam e desembarcam.
Além da questão humana, de abrigar os camelôs que ficam a céu aberto nas calçadas e praças, o prefeito frisou que o Shopping Popular também permitirá a valorização dos logradouros públicos, hoje completamente ocupados por pessoas vendendo miudezas. “Nossas praças e calçadas são ocupadas, por camelôs, que é claro, precisam trabalhar, e o município, olhando por esses dois pontos, pensamos em um local humanizado, preparado”, comentou.
A ideia é que o Shopping Popular seja inaugurado até o mês de junho deste ano, para tanto já foi assinado o contrato e logo começará uma reforma nesse galpão que possui o formato de “T”. Antes de abrigar os camelôs a Prefeitura promete realizar um cadastro e promover cursos junto ao SEBRAE para garantir o melhor atendimento às pessoas.
O secretário de Turismo e do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Iata Ânderson, informou que o Shopping Popular deverá ter pelo menos 87 “box” e duas “praças de alimentação”, com cinco “box” em cada. “Concomitante a isso, uma área de estacionamento de vãs que poderão garantir a ida dessa clientela”, explicou.
Iata disse ainda que o Shopping Popular será um projeto piloto, cuja ideia é leva-lo para outros bairros da cidade de Picos. Como o galpão possui o já mencionado formato de “T”, pretende-se que ele tenha três acessos e saídas, ou três frentes, garantindo ainda maior acessibilidade. “Tem frente para a Rua São Francisco, para a Rua Monsenhor Hipólito e para a Travessa Veneza, que fica na beira do rio, onde será implantado o estacionamento da vãs, para garantir que as compras sejam aquecidas pela presença dos vanzeiros”, comentou.