Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Escritor pimenteirense publicará nono livro em apenas quatro anos

Publicado em 16/07/2016
Por Jailson Dias
6d4a4f1d1dc72c24c12cb5ad3fd7.jpg
6d4a4f1d1dc72c24c12cb5ad3fd7.jpg
Escritor João Batista/Jailson Dias

Nascido no município de Pimenteiras, João Batista Lima dos Santos, pode ser considerado um cidadão da grande região, uma vez que é professor da rede estadual de educação, lotado na Unidade Escolar Landri Sales, Picos, desde 2009, além de trabalhar no setor de projetos da Secretaria de Educação de  Aroeiras. Desde que lançou os seus três primeiros livros, em 2013, o escritor já se prepara para lançar a sua nona publicação em apenas quatro anos.

“O meu primeiro trabalho de lançamento de livro foi em 2013. Em uma data só fiz a publicação de três livros. Hoje eu já tenho oito livros publicados, inclusive agora, no dia 05 de janeiro, publiquei mais um na cidade de Parnaíba, inclusive sou membro da Academia Evangélica de Letras do Piauí”, comentou.

Graduado em Licenciatura Plena em Letras/Português, pela Uespi, e especialista em Letras/Português e Inglês, João Batista possui outras formações acadêmicas, mas dispensa a vaidade comum ao meio. Ele frisa que frisa os estudos em português uma vez que trabalha com a escrita.  

João Batista tem se tornado um escritor de gêneros literários diversos, e enfatiza que está se especializando em biografias e registros historiográficos. “Mas meu primeiro lançamento, que inclusive estou reescrevendo, porque está havendo um interesse de algumas instituições é ‘De quem é a culpa? Análise dos problemas da qualidade da educação pública escolar no Brasil’. Nesse livro apresento trezes culpados pelos problemas da educação no Brasil, hoje e historicamente”, explicou.

O seu seguindo livro é “Haja dedicação ao ensino”, e o terceiro: “Reflexões em versos”. No ano de 2015 ele fez uma pesquisa acadêmica sobre a fofoca, resultando dela a publicação: “Vida Alheia – porque tanta gente gosta dela?”. Nos seus outros livros ele narrou a história de uma igreja evangélica de Pimenteiras, e depois contou a biografia do Pr. Jaime Agripino Ribeiro, presidente da Assembleia de Deus em Fronteiras.

Logo no embalo veio mais um lançamento em homenagem a Aroeiras do Itaim: “Poemas e crônicas de um coração aroeirense”. e recentemente lançou a biografia do Pr. José Gonçalves, conhecido no Estado e no Brasil, tendo sido agraciado com diversas comendas. “É reconhecido além das fronteiras do Piauí”, frisou.

João Batista se sente feliz com a repercussão dos seus livros, desde os lançamentos, sempre repleto de pessoas. Ele também destaca o valor de sua obra, organizada academicamente, partindo da linguagem até a formatação do trabalho. “Isso ajuda muito porque dá aquela imagem de sofisticação. Os livros são bem feitos, a sua proposta conteudística é aceita e bem vinda”, comentou.

Grávido

Como dito no início desta matéria João Batista já prepara a sua nona publicação, para o qual ele diz  estar “grávido”, usando uma conhecida metáfora literária. “Estou grávido do meu nono livro. Ele vai falar sobre mulheres, e estou muito empolgado. Até algumas pessoas brincaram comigo, dizendo que estou arriscando muito. Falarei sobre as mulheres, farei algumas considerações sobre a figura feminina, mas também vou estabelecer um panorama histórico sobre a mulher na sociedade”, comentou.

Ele informou que narrará a história de mulheres da antiguidade, como Cleópatra e também da atualidade, como Zilda Arns. “Mas também quero  exaltar figuras da nossa região, pessoas que tem um testemunho bonito de vida, que vale apena imortalizar através de um livro”, comentou.

Comentários