Quarta-Feira, 16 de Outubro de 2024

Prefeitura de Picos determina que mototaxistas adesivem motocicletas; categoria reclama

Publicado em 13/07/2016
Por Jailson Dias
522d450167aba0a07c56c89e0033.jpg
522d450167aba0a07c56c89e0033.jpg
Mototaxista Elieudo /Jailson Dias

Os mototaxistas de Picos terão de adesivar as suas motocicletas atendendo a uma determinação da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (STTRAM). Alguns profissionais da área não estão gostando da medida por entender que representará mais custos, sem ser revertidos em benefícios.

Mototaxista há 15 anos, Elieudo Pereira Ventura, reclama do aumento das despesas, pois ele já paga o alvará. “Terei que arrancar esse adesivo e botar outro, é mais outro gasto”, lamentou. Ele informa que paga anualmente os R$ 165,00 de alvará, para poder continuar trabalhando, enquanto a adesivação ficará orçada em aproximadamente R$ 65,00, havendo ainda as despesas com gasolina e manutenção do veículo.

Em contrapartida ele comenta que as “corridas” feitas pelos mototaxistas picoenses diminuíram, um reflexo da crise financeira que está desacelerando a economia em todos os setores.

O também mototaxista há 15, Rael Pereira da Silva, disse que as motocicletas deveriam permanecer como estão devido a crise que também atinge a categoria, com a redução das corridas. Ele frisa que o necessário para o momento seria o aumento da fiscalização para coibir os clandestinos e garantir mais segurança para os mototaxistas que trabalham regularmente.

Mototaxista Rael

STTRAM

Para o titular da Secretaria de Transporte, Transito e Mobilidade Urbana, Edilberto Cirilo, a nova adesivação, que também deverá ser utilizada nos capacetes, é válida para que o usuário possa identificar quem são os profissionais regularizados. Ele destacou que os coletes serão doados pela Prefeitura de Picos, deixando sob a responsabilidade dos mototaxistas a adesivação dos seus veículos.

O novo colete e a adesivação das motocicletas manterão as cores vermelho e azul, o que no entender do secretário torna bastante visível e de fácil identificação.

Atualmente só podem exercer a profissão de mototaxista em Picos as pessoas que são credenciadas junto a STTRAM, mediante o pagamento do alvará na Secretaria de Finanças da Prefeitura. Este precisa ser renovado anualmente. Para receber o novo colete e continuar trabalhando o mototaxista precisa estar com o alvará em dias.

Edilberto garantiu ainda que a fiscalização aos mototaxistas clandestinos deverá aumentar. “Faremos um trabalho intenso, junto com o Ministério Público, Polícia Militar e vamos convocar a OAB também para participar desse trabalho, também convidaremos o delegado regional”, informou.

Comentários