Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Secretario de Meio Ambiente reconhece limitações da pasta no início do mandato

Publicado em 29/06/2016
Por Jailson Dias
1318e5723b84134a717f0f3578ed.jpg
1318e5723b84134a717f0f3578ed.jpg
Secretario de Meio Ambiente Filomeno Portela/Jailson Dias

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos, Filomeno Portela, empossado no cargo pelo Pe. Walmir Lima (PT), no dia 02 de janeiro, declarou em entrevista ao Folha Atual que a pasta está enfrentando muitas limitações nesse início de mandato. Ele informou que ainda levará alguns dias até montar uma equipe para atender a todos os setores referentes à secretaria, cuja importância, devido a abrangência da área, vem ganhando importância nos últimos anos.

Como a Secretaria de Meio Ambiente possui poucos funcionários concursados, Filomeno Portela informou que está montando a equipe. Ele acredita que até  meados de fevereiro a pasta já estará funcionando plenamente. “Nós estamos enfrentando limitações de organização, de estrutura e de pessoal, recursos humanos”, explicou.

Animais soltos

Nesses primeiros dias do ano a Secretaria de Meio Ambiente vem sendo requisitada para capturar cavalos, burros, jumentos e gado bovino soltos pela cidade, especialmente nos bairros periféricos, que ficam no entorno do centro. No momento apenas um laçador está prestando esse serviço de captura.

Além de depredar jardins, praças públicas e plantações particulares, esses animais também podem provocar acidentes de trânsito, em alguns casos, fatais. O secretário frisa que precisa de um aparato para resolver essa situação. “Agora que fomos atrás de um carro para contrato e preciso de um médico veterinário para quando apreender, examine a situação dele, preciso de um local para botar esse animal, preciso alimentá-lo, preciso de uma ficha técnica veterinária para saber a saúde desse animal”, explicou.

No momento os animais apreendidos são levados para o curral de propriedade da Prefeitura de Picos, localizado no bairro Aroeiras do Matadouro, ao lado do Matadouro Municipal. Mas Filomeno Portela informou a Secretaria está em busca de outro local para acomodar os animais apreendidos.

É importante destacar que é cobrada uma multa do proprietário por cada animal apreendido, que aumenta diariamente enquanto ele estiver em poder da Prefeitura. Esta multa é orçada em R$ 32,00 o dia.

Para conseguir recuperar o animal o criador precisa comparecer na sede da Secretaria de Meio Ambiente, localizada no segundo andar do Centro Administrativo Valdemar Rodrigues Martins, na Av. Getúlio Vargas. O proprietário precisa apresentar a cópia dos documentos pessoais e receber um termo de devolução que deve ser apresentado no curral. Geralmente os proprietários dos animais apreendidos procuram reavê-los, menos quando é registrado algum acidente de trânsito, em casos como esses os donos não aparecem.

Comentários