Na contramão da realidade brasileira em que mais de 9 milhões de pessoas encontram-se sem atividade empregatícia no país, na cidade de Picos o número de demissões em 2016 teve um aumento de apenas 10%.
Segundo dados do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio e Serviços de Picos (Sintracs), 1022 trabalhadores foram demitidos no ano passado. Em 2015, este número foi de 986 demissões.
O presidente do Sintracs, Marcos Holanda, explica que o quantitativo foi inferior a expectativa, tendo em vista a crise que atinge o setor econômico do país. Segundo ele, um fator atípico que contribui para que o índice seja considerado relativamente “baixo” se comparado a outras cidades, é que em dezembro as empresas picoenses evitam as demissões. Além disso, é o período em que se espera faturar mais, havendo maior fluxo de consumidores, e que portanto, necessitará de mais mão de obra.
“Por conta da crise que atravessa o país, e a cidade de Picos não é diferente, o número de demissões felizmente foi menor que as nossas expectativas. Acreditávamos que o número fosse bem maior”, disse Marcos Holanda.
Em se tratando das contratações, o presidente do Sindicato relatou que as mesmas se mantiveram dentro da média. A chegada e funcionamento do shopping foi um fator condicionante para alavancar as contratações.
Atualmente em Picos, os setores que mais empregam são o Comércio e a Construção Civil.