Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

2ª edição do casamento comunitário deve acontecer em maio

Publicado em 16/06/2016
Por Redação
8ff70d655f570547ca923215598b.jpg
8ff70d655f570547ca923215598b.jpg
Jovanna Cardosa, coordenadora de Direitos Humanos de Picos/Paula Monize

A cidade de Picos será palco da segunda edição do casamento comunitário. A previsão é que o evento seja realizado em maio deste ano com uma maior participação de casais. O casamento comunitário é destinado às pessoas que não tem condições financeiras para oficializar a união, e não se enquadram em alguns critérios sociais.

A ação social é uma realização da Coordenadoria de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual e da Justiça Itinerante do Estado do Piauí.

A coordenadora de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual de Picos, Jovanna Cardoso, explica que para esta edição uma quantidade maior de vagas será ofertada, já que no ano passado não foi possível atender toda a demanda.

 “No ano passado recebemos cerca de 150 inscrições, porém, 78 casais realizaram a efetivação dos documentos nos cartórios. Dessa forma, ficou uma demanda muito reprimida de casais que se inscreveram e não conseguiram efetivar o casamento. Desde então, a procura tem sido muito grande”, relatou a coordenadora.

Jovanna Cardoso acrescentou que ainda não existe um cronograma definido, portanto ainda não há prazo estabelecido para realização das inscrições. Uma reunião entre o órgão e a Justiça Itinerante de Picos definirão datas, bem como o planejamento do projeto.

 “O casamento comunitário tem um cunho social, as pessoas acreditam que ele acontece pelo simples fato de regularizar a situação civil, pois temos pessoas que não estão fora do padrão de necessidade social e que buscou isso ano passado e não tivemos como atender. É necessário comprovar que o casal necessita para ser contemplado pelo benefício que não possui nenhum custo”, relatou Jovanna.

 

 

Comentários