Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Sete meses após inicio dos voos Picos/Teresina, procura dos passageiros oscila

Publicado em 09/06/2016
Por Jailson Dias
cca5618ba4fcb81b9dc2b8438cac.jpg
cca5618ba4fcb81b9dc2b8438cac.jpg
Voos de Picos a Teresina/Marta Soares

Sete meses após o esperado início dos voos fazendo o trajeto Picos/Teresina, o aeroporto local comprova que a procura dos passageiros oscila. Pode ser dito que a opção já se consolidou, mas ainda não mantém a esperada constância. Os voos começaram a ser realizados no dia 13 de junho de 2016 e, desde então, os principais clientes ainda são os empresários.

O preço das passagens de avião pode ser considerado “em conta”, custando R$ 139,00, o dobro de uma passagem de ônibus, mas há a grande diferença que é o tempo. Como todo mundo sabe, ir a Teresina de ônibus leva entre quatro e cinco horas. Esse tempo diminui em um carro próprio, mas aí já entra a questão da segurança, uma vez que muitos acidentes acontecem nas estradas federais e estaduais.

Os 307 km percorridos de Picos a Teresina podem ser considerados os de maior movimento de veículos do Piauí, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Ao passo que fazer o mesmo trajeto de avião leva em torno de 50 minutos a uma hora. No momento as passagens podem ser compradas no Aeroporto de Picos ou através do site da TW Fly, empresa que gerencia os voos. A rota feita pelos aviões da empresa Piquiatuba Transportes Aéreos é a seguinte: o monomotor sai de Teresina, faz escala em Picos e segue para São Raimundo Nonato, pela manhã. Ao final da tarde acontece o oposto, encerrando-se o dia na capital.

Empresários picoenses ligados à Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e a ACINPI solicitaram que o horário dos voos fossem modificados. Eles argumentam que seria mais vantajoso sair de Picos com direção a Teresina pela manhã, pois poderiam resolver seus compromissos na capital e regressar a cidade no final do dia. A empresa ficou de analisar a situação para saber da viabilidade desse pedido.

O aeroporto de Picos passou a oferecer voos regulares para Teresina e São Raimundo Nonato após uma parceria entre o Governo do Estado e a TW Fly, que administra os voos. Os aviões são da empresa Piquiatuba, ao passo que o aeroporto local é administrado pela Esaero.

Os voos são realizados sempre nas segundas e quintas-feiras, mas o aeroporto permanece em funcionamento todos os dias 24 horas por dia.

Comentários