Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

ADAPI prorroga prazo de certificação da vacinação contra febre aftosa

Publicado em 23/05/2016
Por Marta Soares
5ce2f955b35203cf9ee9b44d951c.jpg
5ce2f955b35203cf9ee9b44d951c.jpg
Edilton Pedro, veterinário e fiscal agropecuário/Marta Soares

A conclusão da certificação da segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa, prevista para o último dia 15, foi prorrogada até o dia 30 de dezembro. O novo prazo foi publicado pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), com o aval do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A campanha preventiva, também realizada durante o mês de maio e junho, busca imunizar cerca de 1,6 milhão de bovinos e bubalinos do território piauiense contra o vírus da aftosa.

Para os pecuaristas que perderam a etapa de vacinação, realizada durante o mês de novembro, a prorrogação da certificação dá uma nova oportunidade para esses criadores imunizarem seu rebanho. A entrega do relatório geral da segunda etapa de vacinação de 2016 de acordo com as instruções normativas do Ministério da Agricultura também foi prorrogada para o dia 15 de janeiro de 2017.

“Tivemos muitos problemas nesta campanha. O governo estadual deixou a desejar no tocante à estrutura de trabalho. A falta de combustível e os carros quebrados dificultaram o nosso atendimento. Muitos criadores não têm informação e precisam das nossas visitas para orientar e informar. O criador não tem culpa da falta de estrutura e nem nós funcionários, o Estado é o responsável”, explica Edilton Pedro, veterinário e fiscal agropecuário.

A meta de vacinação, segundo a ADAPI é de que 95% dos bovinos e bubalinos do estado sejam vacinados. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento indica que pelo menos 90% dos animais sejam vacinados e o Piauí tem superado essa marca. “Na primeira etapa da vacinação do ano, ocorrida nos meses de maio e junho, o Piauí obteve o índice vacinal superior a 92%. No pós-campanha, os índices subiram para um patamar próximo a 96% do rebanho vacinado”, destacou o diretor regional da ADAPI (Agência de Defesa Agropecuária do Piauí), Gerlan Vieira.

O rebanho bovino do Piauí é de aproximadamente 1 milhão e 664 mil cabeças de gado, destes, cerca de 44 mil e 600 cabeças, estão em Picos e região. Na primeira etapa da vacinação, Picos vacinou 92,48% do rebanho. Foi registrada uma queda nos números da vacinação se comparados com a última etapa de 2015, onde Picos vacinou 95% do rebanho e o estado, 97%.

Comentários