Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Caco Barcellos aborda violência e desigualdade social no SALIVAG

Publicado em 25/04/2016
Por Jailson Dias
6ac235508b0f0ee258eaed2ed0a5.jpg
6ac235508b0f0ee258eaed2ed0a5.jpg
Caco Barcellos/Jailson Dias

O jornalista da Rede Globo de Televisão, Caco Barcellos, abordou temas como violência e desigualdade social durante a sua palestra no SALIVAG, realizada na noite do sábado, 19. Contando com um bom público, o jornalista que possui mais de 40 anos de experiência profissional, também falou sobre o programa que comanda há dez anos: “Profissão Repórter”, e expôs vídeos de algumas das coberturas mais perigosas que já promoveu durante a sua carreira.

Durante a sua fala de duas horas, ele conseguiu prender a atenção dos estudantes, professores, políticos e empresários, que acompanhavam a palestra, cujo tema era: “Como gerenciar crises, baseado em sua experiência jornalística com cases”. Ele desenvolveu uma boa empatia com os espectadores.

Bastante conhecido por livros-reportagem investigativos, como: “Rota 66 – a história da polícia que mata” e “Abusado: o dono do Morro Santa Marta”, Caco Barcelos frisou a desigualdade social que historicamente assola o Brasil e é responsável pela violência que ele já testemunhou ao longo dos seus 40 anos de profissão.

Ele citou o dado de que 60 mil brasileiros morrem por ano, vitimados pela violência, bem mais do na recente Guerra do Iraque, se forem comparados o mesmo período de invasão americana. “São brasileiros matando brasileiros”, lamentou. A informação mais curiosa citada pelo jornalista é a de que a maioria dessas mortes não é provocada por assaltantes (bandidos), menores ou policiais militares, mas pelo chamado “cidadão de bem”, que sentem-se no direito de tirar uma vida.

Caco Barcellos, também falou de sua origem humilde, em Porto Alegre – RS. E do começo na profissão de jornalista, após ter largado Engenharia para fazer a faculdade de Comunicação Social. Ele alertou que o conhecimento é a maior arma para vencer a “opressão social”, mas deixou claro que pessoas que nascem em famílias abastadas têm mais possibilidades de se colocar no mercado de trabalho.

 Ao final de sua palestra houve espaço para a tietagem com dezenas de pessoas querendo ser fotografadas ao lado de um dos jornalistas mais conhecidos e respeitados do Brasil.

A palestra de Caco Barcellos era a mais aguardada do IV SALIVAG, evento promovido pela Prefeitura de Picos através da Secretaria de Educação. A atração cultural teve início na quarta-feira, 16, e deve se estender até a noite deste domingo.

Comentários