Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Coordenação de Direitos Humanos convoca idosos para renovar carteira do passe-livre

Publicado em 20/04/2016
Por Jailson Dias
3ed0165084f0101da4a764ac991c.jpg
3ed0165084f0101da4a764ac991c.jpg
Emissão de carteiras do passe-livre/Jailson Dias

A Coordenação de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual de Picos está convocando as pessoas idosas e portadores de necessidades especiais para comparecerem na sede do órgão, localizada no Centro Administrativo Valdemar Rodrigues Martins, na Av. Getúlio Vargas, para renovar a carteira que dá início ao passe livre nos ônibus municipais. O atendimento está sendo realizado de segunda a sexta-feira, entre as 7h00 e 13h00.

Segundo o supervisor Edimar Ferreira essa é a primeira vez que há a renovação da carteira, uma vez que esse documento já existe há muitos anos. Como as carteiras estão antigas a Coordenação de Direitos Humanos decidiu convocar os usuários para fazer trocá-las e conseguir assim maior controle sobre a quantidade emitida.

Edimar Ferreira informou que a documentação exigida para a renovação ou emissão da carteira é pequena. “É somente a xérox do RG, CPF, e duas fotos 3x4, para o idoso. Já para a pessoa com deficiência são os mesmos documentos e mais o laudo assinado pelo médico do SUS do postinho”, explicou.   

A expectativa é que sejam emitidas cinco mil carteiras para cinco mil usuários, baseando-se no cadastro pré-existente. Em sua estrutura o documento é bem simples, confeccionado com papel-cartão. “A pessoa chega, preenche a ficha e recebe a carteira na hora, e já sai com ela”, informou Edimar.

Apesar da celeridade no processo algumas pessoas reclamam de ter de enfrentar filas para receber atendimento, embora ninguém tenha se disposto a gravar entrevista e registrar suas queixas.

Nossa equipe, no entanto, fez essa indagação a Edimar Ferreira. Ele respondeu que todos os usuários são prioritários, idosos e pessoas com deficiência, dessa forma são distribuídas senhas e as organizadas filas. “Há pessoas que ficam conversando e desviando a atenção, porque a carteira deve ser confeccionada em apenas cinco minutos”, frisou.

Em outras cidades não há necessidade da emissão de uma carteira própria para o passe livre das pessoas idosas, mas em Picos adotou-se esse procedimento banzeando-se em leis aprovadas no município. Já as carteiras do passe-livre para viagens intermunicipais são expedidas na Secretaria Municipal de Assistência Social, ou seja, outro departamento.

Comentários