Coordenada pela Área de Humanas do Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) foi realizada durante toda manhã desta segunda-feira, 24, a V edição do Café Filosófico da instituição. Dividido em três etapas o projeto visa provocar o aluno no sentido de que possa vivenciar debates a respeito de temas cotidianos e históricos, e que de certa forma geram algumas polêmicas.
Este ano o tema abordado pela coordenação do projeto foi “Transposição do Rio São Francisco: Transpor águas ou erros?”. Na primeira etapa os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio participaram de aulões em sala de aula, ainda no início do mês de maio deste ano, oportunidade em que os professores esclareceram para os eles sobre o tema abordado.
A segunda etapa os alunos participaram de uma “Aula de Campo”, nos dias 26 e 27 de maio, onde foi visitada a construção do eixo leste do Rio São Francisco, situada nas cidades de Floresta e Petrolândia, no Estado do Pernambuco. A obra está sendo executada pelo 3º Batalhão de Engenharia e Construção, situado em Picos.
A última etapa do projeto aconteceu na manhã desta segunda-feira, 24, no auditório da própria instituição. O evento teve início com uma apresentação cultural e logo em seguida a Irmã Ana Teresa declarou aberta oficialmente a V edição do Café Filosófico.
O professor Cláudio Roberto, um dos organizadores do evento, deu continuidade recordando os temas refletidos nos anos anteriores e anunciando o tema que será abordado no ano de 2017, que será “O Cangaço em Perspectiva - Outros Tempos: Banditismo Social: vilões ou vítimas?”.
Logo após teve início as apresentações sobre as temáticas com explanações a favor e contra a Transposição do Rio São Francisco. Na oportunidade o Ten. Cel. Emerson Bezerra, comandante do 3º BEC em Picos, e o Cap. Talles Luz, falaram sobre a obra e os benefícios que ela irá proporcionar no tocante a distribuição de água para lugares que vivem sendo penalizados com a estiagem.
Já o professor mestre André Nunes e o professor doutor Fábio Vieira apresentaram para os alunos os impactos ambientais que a construção da Transposição do Rio estão causando para natureza.
Logo após as apresentações os alunos participantes foram convidados a fazer perguntas e tirar dúvidas sobre a temática abordada.
“Posso dizer que foi um encontro de grande valor para nossos alunos, pois eles tiveram a oportunidade de debater assuntos importantes com pessoas capacitadas e com ideias antagônicas, o que de certa forma irá possibilitar que cada um tire suas conclusões e aprofundem seus conhecimentos”, destacou o professor Cláudio Roberto.
Já o Tenente Coronel Emerson Bezerra enalteceu a iniciativa do IMH em promover debates que enriquecem os conhecimentos de seus alunos. “Uma atividade importantíssima, pois o aluno precisa ter uma visão crítica do que acontece”, frisou.
COMENDA
Durante a solenidade do V Café Filosófico realizado na manhã desta segunda-feira, a Irmã Ana Teresa, diretora geral do IMH, aproveitou mais uma vez a visita do Ten. Cel. Emerson na instituição e fez a entrega de uma comenda, reconhecendo assim, a importante parceria que o 3º BEC mantém com a escola.
“Muito envaidecido e muito feliz com esta homenagem. Acredito na educação para o futuro de nosso país. Aproveito para reafirmar que tudo que o 3º BEC puder contribuir com esta escola vamos fazer. Continuaremos aberto para debates com este de hoje”, finalizou o comandante.
Ir. Ana Teresa faz entrega de comenda para o comandante Emerson Bezerra