Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Ex-sec. de Governo de Picos, Tiago Martins e Ex-procuradora da prefeitura de Picos, Susyane Martins, são presos em Operação da GAECO

Publicado em 03/04/2016
Por Marta Soares
fe100f89500788110afce85ea751.jpg
fe100f89500788110afce85ea751.jpg
Tiago Saunders Martins e Susyane Araújo Lima Saunders Martins/Reprodução/Cidade Verde

O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou a operação "IL CAPO" com o objetivo de combater crimes praticados pelo ex-procurador-geral de Justiça do Piauí Emir Martins Filho, preso nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (24). O investigado geriu o Ministério Público do Piauí, de novembro de 2004 a novembro de 2008.

No apartamento do investigado, situado no bairro Ilhotas, foram apreendidos documentos, mídias como uma CPU, um cofre e uma mala supostamente com dinheiro. O investigado Emir Martins Filho foi preso nesta madrugada. Ele estava sendo monitorado pelas equipes quando foi flagrado em seu carro em uma avenida em Teresina. Ao ser abordado, foi encontrado em seu veículo, uma mala com roupas e outros pertences pessoais.

Filho e nora do ex-procurador também foram presos em Picos, ambos supostos envolvidos e beneficiados nas práticas criminosas correspondentes ao caso. Eles foram identificados como Tiago Saunders Martins e Susyane Araújo Lima Sauders Martins.

A operação baseia-se em relatório de processo de controle administrativo lavrado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em 2010. 

De acordo com documentos, a auditoria realizada na folha de pagamentos dos servidores públicos do MP-PI identificou desvio de dinheiro público no período de gestão de Emir Martins Filho. 

Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão na residência de todos os alvos de mandados de prisão e outros locais identificados pelas investigações como possíveis fontes de provas.

O ex-procurador geral está sendo investigado pelos crimes de peculato, corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O promotor de Justiça Rômulo Cordão, coordenador do Gaeco, enfatiza que o CNMP e MPPI estão engajados no combate à corrupção e lavagem de dinheiro, preocupados com a boa gestão pública, servindo a sociedade com excelência e dedicação.

O Folha Atual está à disposição dos envolvidos para publicação de nota a respeito do caso. Nosso telefone é o (89) 3422-6652 e o e-mail é: folhaatualpicos@gmail.com.

Com informações do portal cidadeverde.com

Comentários
observador atento
24/10/2016 17:28:01
inteligentes nao a policia ja provou desonestos os com mais de 60 anos sabem quem sao os emir maia e eulalio de picos...e isso so desviaram do ministerio publico tem que vir a policia federal e investigar a prefeitura de picos e nao ta distante disso nao pq os envolvidos eram chefoes na prefeitura durante dois anos e meio
Derivan Leite
24/10/2016 12:28:43
É lamentável ver pessoas notoriamente inteligentes para sociedade, diga-se de passagem, e vergonhosamente burras para Deus. Isso é o resultado de mentes brilhantes e almas ofuscadas pela penumbra do egoismo e da ganância.