Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

UFPI permanece ocupada até o dia 24, garantem estudantes

Publicado em 01/04/2016
Por Jailson Dias
12888987bf1e7a19a6e0d131f593.jpg
12888987bf1e7a19a6e0d131f593.jpg
UFPI permanece ocupada pelos estudantes/Jailson Dias

Os estudantes que lideram o movimento de ocupação da UFPI de Picos garantem que o movimento se mantém até a próxima segunda-feira, 24. A manifestação teve início na terça-feira, 18, e integra uma pauta nacional de luta contra a PEC 241, definida pejorativamente como a “PEC do fim do mundo” e as reformas trabalhistas propostas pelo governo federal.

Segundo o integrante da Assembleia Nacional dos Alunos Livres e acadêmico de história, Cristiano Santos, escolas e universidades por todo o Brasil foram ocupadas pelos estudantes. “Nós deliberamos por ocupar a direção do campus e paralisar as atividades até o dia 24”, informou. Pelo menos 800 centros de ensino foram ocupados pelo país.

Cristiano Santos garante que a ocupação da UFPI tem transcorrido de forma pacífica, contando com o apoio de professores, técnicos, e alunos, que demonstram entender o objetivo da luta. Nossa equipe esteve no Campus de Picos e constatou que o movimento tem transcorrido com naturalidade. Os acadêmicos montaram barracas e tendas de dormir na direção da instituição.

Para os estudantes a PEC 241 significará o desmonte do serviço público federal e estadual, uma vez que ela prevê o limite de gastos e a consequente redução da promoção de concursos públicos. “Que vai significar o desmonte do serviço público”, declarou Cristiano Santos.

Além da ocupação os líderes do movimento estão promovendo uma série de debates e plenárias para decidir os próximos passos da luta contra as decisões do governo federal. Cristiano Santos garantiu que essa é apenas a primeira etapa de uma série de manifestações contra decisões que contrariem a sociedade brasileira. “É só o começo, não vamos parar por aqui”, finalizou.

Comentários