Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Confira a coluna De Olho que circula na 70° Edição do Jornal Folha Atual

Publicado em 28/03/2016
Por Jailson Dias
a866c09c783e9dc05c55bd16a4df.jpg
a866c09c783e9dc05c55bd16a4df.jpg
Pe. Walmir Lima comemorando a vitória/Edson Costa

ELEITO

As discussões foram intensas, muitas amizades desfeitas, mas no fim de tudo, o Pe. Walmir Lima (PT) foi reeleito prefeito de Picos. Ele recebeu 48% dos votos válidos, o equivalente a 20133 votos, contra 46.69% (19.531) de seu principal adversário, Gil Paraibano (PP). Júnior Nobre (PSC) com 4.56% (1.908) e Gilvan Gomes com 0.61% (255) foram meros coadjuvantes.

DESAFIO

Uma vez conseguida a vitória com 602 de diferença para Gil Paraibano resta ao Pe. Walmir Lima dar continuidade ao seu trabalho e honrar a escolha do povo picoense.

DESMENTIDO

O novo prefeito desmentiu várias vezes o boato de que teria feito um acordo para administrar Picos por dois anos enquanto o vice na sua chapa, Edilson Carvalho (PTB), encerraria o mandato. Vários outros líderes frisam que esse acordo jamais foi celebrado.

ASFALTO

No entanto, ninguém desmente a importância dos 42 km de asfalto para a cidade de Picos como componente fundamental para a vitória do Pe. Walmir Lima. A administração soube capitalizar eleitoralmente essa obra e virar o jogo em uma eleição que parecia perdida.

CONFORMADO

O ex-prefeito Gil Paraibano pareceu conformado com o resultado das urnas. Com 69 anos de idade tudo indica que ele encerra a sua vida pública após administrar Picos por duas ocasiões.

INCONFORMADO

Por outro lado o senador Ciro Nogueira (PP) se mostra inconformado com o resultado das eleições em Picos. Ele já deu várias entrevistas em que diz não aceitar a vitória do Pe. Walmir Lima. Chegou a dizer que esse resultado vai parar na Justiça Eleitoral.

INVESTIMENTO

Picos foi um das cidades onde Ciro Nogueira mais investiu seu capital político. Diferente de Wellington Dias (PT) ele esteve constantemente na “Cidade Modelo”, confiante na vitória de Gil Paraibano.

CINCO VEREADORES

A Câmara Municipal de Picos ganha cinco novos vereadores com essas eleições: Chaquinha (PTB), Evandro Paturi (PT), Dalva Mocó (PTB), Afonsinho (PP), Dedé Monteiro (PPS) e Carluís Nunes (PSDB).

TERCEIRO MANDATO

Terminada a eleição municipal os vereadores já se articulam para a disputa entorno da presidência da Câmara Municipal de Picos. O atual presidente, vereador Hugo Victor (PMDB), pretende disputar o seu terceiro mandato. Nomes como os de Chaquinha (PTB), Evandro Paturi (PT) e Carluís Nunes (PSDB) já foram citados.

ACIRRADAS

Não houve eleição fácil nas cidades da região de Picos. Em quase todos os municípios a definição veio voto a voto. Será que ainda se pode falar em currais eleitorais?

CREDIBILIDADE

Como fica a credibilidade dos institutos de pesquisa de opinião que divulgavam resultados com grande diferença de votos na cidade de Picos? Com uma diferença de apenas 2% do Pe. Walmir Lima para Gil Paraibano, será que alguém ainda vai acreditar nesses institutos?

Comentários