Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Câmara Municipal aprova projeto que prevê castração de animais de rua

Publicado em 22/03/2016
Por Jailson Dias
d2e889155011cf72842e4fe56256.jpg
d2e889155011cf72842e4fe56256.jpg
Militantes da APAPI/Jailson Dias

A Câmara Municipal de Picos aprovou em definitivo durante a sessão ordinária realizada na tarde da quinta-feira, 06, o Projeto de Lei do executivo que prevê a castração física dos animais de rua, cães e gatos, e também dos animais de estimação cujos donos não podem pagar por este serviço.

Todos os vereadores que subiram a tribuna declararam seu apoio à media, que no início passaria apenas pela primeira votação, para apenas na semana seguinte ser votada novamente. No entanto, os parlamentares entraram em consenso e decidiram aprova-lo em definitivo, para a alegria dos militantes da APAPI que acompanhavam a sessão.

Segundo a diretora jurídica da APAPI, advogada Fátima Miranda, a castração evitará a proliferação dos animais de rua, gatos e cachorro. “O que nós temos é sazonalmente aquela leva de animais que estão nascendo e não tem ninguém para cuidar”, explicou.

Além da castração gratuita dos animais de rua Fátima Miranda informa ainda que há outras ações como a humanização do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que ficará proibido de matar cadelas sadias grávidas nem animais recém nascidos saudáveis. Também serão intensificadas as campanhas de adoção.

Fátima Miranda explica ainda que a redução dos animais de rua não se trataria apenas de por fim a crueldade sofrida por esses bichos, mas também de uma questão de saúde pública, uma vez que muitas doenças são transmitidas através deles, como raiva e o calazar.

Comentários