Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Coordenadora do Bolsa Família afirma que fiscalização ao programa será mais rigorosa

Publicado em 13/03/2016
Por Jailson Dias
85a3df93ef07646ba2f2097dfe47.jpg
85a3df93ef07646ba2f2097dfe47.jpg
Duscleude Rego fala sobre o Bolsa Família/Jailson Dias

Com a mudança na orientação do Governo Federal muitas notícias sobre o fim do principal programa assistencial do país tem se espalhado pela internet, como a possibilidade do corte de milhões de beneficiados. Segundo a coordenadora Municipal do Cadastro Único e Bolsa Família de Picos, Duscleude Rego, não há nenhuma informação de Brasília – DF quanto a cortes drásticos, mas a intensificação da fiscalização dos cadastrados com o fim de averiguar se alguma família está recebendo os recursos indevidamente.

“Está bem claro é que está havendo uma fiscalização maior, ou seja, o Governo Federal está cruzando dados com as informações prestadas no Cadastro Único e em outros órgãos, e identificando algumas famílias que prestam uma informação aqui e em outro lugar prestam informações diferentes”, explicou a coordenadora.

 Duscleude Rego informou que em Picos o incrível número de nove mil famílias recebem os recursos do Bolsa Família. Um número enorme se levarmos em conta que a população picoense é de 76 mil habitantes segundo o último senso do IBGE. Se contar as pessoas cadastradas na fila de espera por esse benefício, essa quantidade sobe para 16 mil famílias. Lembrando-se que se tratam de famílias e não de pessoas. “Juntando tudo dá em torno de 59 mil pessoas”, informou.

Os valores pagos pelo Bolsa Família variam de acordo com a situação de vida dos beneficiados indo de R$ 85,00 a R$ 300,00. Para aqueles que estão cadastrados, mas ainda não recebem o Bolsa Família, há outros benefícios, como isenção em taxas de concurso público, redução na tarifa de energia, possibilidade de inscrição no “Minha Casa, Minha Vida”, dentre outros.

Há 12 anos prestando esse serviço, Duscleude afirma que há uma rotatividade muito grande de pessoas que se emancipam do programa, ou seja, deixam de receber o Bolsa Família e conseguem novas fontes de renda. “Tem famílias que vem espontaneamente informar que não precisam mais”, comentou.

O dinheiro é depositado diretamente na conta dos beneficiados, a Caixa Econômica Federal é a instituição através do qual esse pagamento é feito. O valor total dos recursos que circulam pela cidade de Picos através do Bolsa Família não foi informado.

Para que as famílias beneficiadas continuem recebendo os recursos elas tem de obedecer a uma série de critérios, como manter as crianças na escola, as vacinações em dias, dentre outros.

 

Comentários
ANTONIO BORGES DE MOURA LEAL
27/09/2016 13:07:12
O Governo do PT tinha conhecimento da situação, o objetivo deles era aparelhar toda população para se garantir no poder para sempre, mas o esquema foi quebrado.