Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Picos registra 51 casos de dengue em 2016

Publicado em 06/03/2016
Por Jailson Dias
002daaafe5db5f23681b2e864fae.jpg
002daaafe5db5f23681b2e864fae.jpg
Agenor Martins /Jailson Dias

Até este mês de setembro já foram registrados 51 casos de dengue na cidade de Picos. A informação partiu do coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Agenor Martins. Baseando-se no número de habitantes na cidade, 76 mil segundo o último senso do IBGE, ele argumenta que a quantidade de casos não chega a ser alarmante, mas pede às pessoas que sempre tenham cuidado com recipientes com água parada.

Agenor informou que o trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti tem transcorrido normalmente, com os 30 agentes de endemias visitando todas as casas e despejando o “larvicida” nos reservatórios de água. As residências que se localizam nos bairros mais elevados acabam reproduzindo mais o mosquito, uma vez que os moradores são obrigados a armazenar água.

O coordenador frisou ainda que o maior número de casos de dengue pode ser verificado nos meses de abril e maio, quando o período chuvoso está terminando. Durante essa época o mosquito da dengue encontra muitos locais para se reproduzir nos terrenos baldios, por exemplo, onde sempre existem recipientes que acumulam água, mesmo que os moradores tenham cuidado com as suas casas.

Durante o período chuvoso, a sobrevida da larva do mosquito Aedes também é maior. Como a temperatura é mais amena ela sobrevive até 60 dias, ao invés dos 42.

Os números de casos confirmados de dengue na cidade de Picos também reduzem um pouco a preocupação quanto às outras doenças, como o Zika Vírus e a febre Chikungunya. Mas o alerta deve ser constante. No verão é natural que os casos sofram uma redução.

Comentários