Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Uso do capacete cai durante a noite em Picos

Publicado em 05/03/2016
Por Jailson Dias
1884a1441522b4c05ae35ace52c7.jpg
1884a1441522b4c05ae35ace52c7.jpg
Uso do capactete é maior durante o dia/Jailson Dias

As intensas blitz realizadas ao longo dos anos em Picos têm disciplinado a população a usar capacetes e demais itens de segurança, algo que pode ser observado. O problema é que a noite, muitos deixam de usar esse item. Campanhas alertam constantemente que o capacete pode salvar vidas em caso de acidente. Como a fiscalização é menor no período noturno, os motociclistas relaxam, e já foi registrado que em algumas colisões o capacete estava pendurado no braço da vítima.

Isso mostra que a muitas pessoas se preocupam principalmente em não ser multadas do que em salvar a própria vida. “Nós já tivemos vítimas aqui que estavam com o capacete no braço, então faltou a consciência de usá-lo”, comentou o secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Edilberto Cirilo.

Apesar das blitz e da redução do número de acidentados e vítimas fatais, atestado por órgãos como o Hospital Regional Justino Luz (HRJL) e o SAMU, a quantidade de óbitos ainda é alarmante. No estado do Piauí, para cada 100 mil habitantes, 34 pessoas morrem de acidente de trânsito, principalmente motocicletas. A média nacional é de 23 óbitos por 100 mil habitantes.

Campanha

No mês de setembro a Secretaria de Trânsito está promovendo a campanha do “Mês do Trânsito Seguro”, enfatizando o trabalho de conscientização realizado nas escolas. “Dia 23 realizaremos uma mesa redonda na Câmara Municipal de Picos para discutirmos a problemática do trânsito na cidade de Picos”, destacou Edilberto.

Comentários