A tarde desta sexta-feira, dia 16 de setembro, é para ficar na história de Picos. O tão batalhado curso de Medicina do campus da UFPI em Picos finalmente saiu do papel. As aulas iniciaram oficialmente na última segunda-feira, dia 12.
Aula inaugural contou a presença de diversas autoridades, dentre elas o reitor Arimateia Dantas, secretário de governo do PI e deputado federal, Merlong Solano, representando o governador Wellington Dias, a diretora do campus Alveni Barros, deputado federal Assis Carvalho, deputados estaduais Belê Medeiros (PP) e Pablo Santos (PMDB), representantes do município e do curso de Medicina, além de outras autoridades.

Para a coordenadora do curso, Patrícia Santos, a aula inaugural foi um momento de muita alegria: “nós lutamos há muitos anos pela interiorização da saúde e estamos vivendo agora neste momento isto se realizar com a formação destes médicos. É um grande desafio para o município de Picos, pois estamos construindo uma atenção à saúde da macrorregião de Picos certamente muito melhor. Nossa metodologia trabalha desde o primeiro período com o ensino-aprendizagem. Nosso alunado terá contato com a comunidade desde o primeiro momento”, disse.

A diretora do campus de Picos, Alveni Barros, lembrou que a luta pelo curso em Picos não é recente, ela foi iniciada ainda no ano de 2010. “Podemos comemorar. Essa é uma jornada que chegou até aqui porque ela foi caminhada por muitos anos, quando a UFPI apresentou um projeto de instalação do curso de Medicina ao então ministro da educação, Fernando Haddad. Em 2011 Haddad confirmou que o curso seria instalado em Picos e em Parnaíba. Não estamos implantando um curso de Medicina para brincar, vamos correr atrás de excelência porque temos recursos humanos, nosso maior patrimônio”, afirmou.

Em sua fala, o reitor Arimateia Dantas ressaltou a importância da instalação do curso e parabenizou os novos alunos: “Quero dizer aos novos alunos que eles entraram em uma grande universidade. Em Teresina nós temos o melhor Hospital Universitário deste país. Não o maior, mas o melhor. Nosso hospital tem uma equipe vasta de médicos que não deixa a dever a nenhum hospital do país. Temos estrutura moderna, é 100% climatizado, tem todos os leitos com controle eletrônico, inauguramos recentemente a unidade de Oncologia, sendo a primeira pública do Piauí, temos aparelho de ressonância magnética e tomografia dos mais modernos do país e tudo isso pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Os alunos do curso de Picos terão acesso a tudo isso quando chegar a hora”, finalizou.

Após as falas, o professor Doutor, chefe do Departamento de Medicina Comunitária da UFPI, Carlos Henrique Néri, ministrou a aula inaugural para os 28 alunos matriculados no curso. Será feita nova chamada para que as duas vagas remanescentes sejam ocupadas.