Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Parecer do Licenciamento Ambiental sobre novo depósito do DETRAN sai em um mês

Publicado em 29/02/2016
Por Jailson Dias
7959fc945e6534db7f48309c6418.jpg
7959fc945e6534db7f48309c6418.jpg
Depósito atual do Detran deve ser transferido/Jailson Dias

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos promoveu ao final do mês de agosto uma audiência pública para debater a possível transferência do depósito do DETRAN, localizado na Av. Nossa Senhora dos Remédios, para a rua Domingos da Rocha Soares, no bairro Ipueiras, que passará a ser gerido pela VIP: Leilões, Gestão e Logística, empresa vencedora de licitação.

Na ocasião os moradores da rua se mostraram contrários a essa transferência temendo uma série de problemas, como surgimento de focos da dengue, criminalidade, barulho, dentre outros problemas. Para que a empresa passe a funcionar em Picos, cujo galpão já está alugado, é preciso, dentre outras permissões, a emissão de uma autorização por parte da Coordenação de Licenciamento Ambiental.

Em entrevista ao Folha Atual a chefe da coordenação, Lúcia Neiva Barros, informou que o parecer será divulgado em um mês, uma vez que há outras sete solicitações aguardando autorização. Lúcia destacou que os moradores da rua Domingos da Rocha Soares ficaram temerosos que esse novo local funcione igual ao depósito atual do DETRAN, que realmente está em situações precárias como mostrou matéria da 69° edição do jornal Folha Atual.

Ela salientou que esse novo depósito se tratará na verdade de uma empresa leilões online de veículos. “O que o Meio Ambiente tem de analisar é o impacto ambiental, e o que estamos vendo é que se for do jeito que ele (leiloeiro da empresa) está nos apresentando, não apresenta risco ambiental”, destacou.

O leiloeiro da empresa VIP: Leilões, Gestão e Logística, Érico Soares, esteve em Picos quando da realização da audiência pública informando como deve gerir esse novo depósito transformado em empresa. Ela já tem gerido todo esse serviço em Teresina e Parnaíba com resultados considerados exitosos pelo coordenador da 4° CIRETRAN de Picos, Lindon Jhonson.

Érico Soares deve retornar a Picos para debater com a Coordenação de Licenciamento Ambiental alguns detalhes do plano que ele já apresentou. “Nós sublinhamos alguns itens que vamos questionar com ele, se ele vai regularizar, é o que chamamos medidas mitigadoras, que servem para evitar algum dano ambiental”, comentou.

Caso a licença ambiental seja concedida a empresa precisa seguir o Plano de Controle Ambiental, do contrário a licença será cassada.

Comentários