Terça-Feira, 04 de Novembro de 2025

No Dia Mundial da Tuberculose, secretaria aletra para tratamento e cura da doença

Publicado em 19/04/2013
Por Marta Soares
e4df4f8001bf56f200fdd1e13f3e.jpg
e4df4f8001bf56f200fdd1e13f3e.jpg
Coordenadora de combate a tuberculose, Juliane Pires/Folha Atual

A tuberculose é uma doença causada por bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges - membranas que envolvem o cérebro. Durante toda esta semana, os Programas de Saúde da Família estiveram em alerta para orientar a população quanto aos sintomas da doença.

Segundo a coordenadora de combate a tuberculose, Juliane Pires, a população deve estar atenta ais sintomas: tosse prolongada por mais de três semanas, acompanhadas ou não de febre no fim do dia, sudorese noturna, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito. Notando estes sintomas, deve-se procurar uma unidade de saúde. 

Em Picos, a coordenadora informa que há cerca de 17 casos sendo tratados pela secretaria de saúde, sendo que em 2012 foram registrados 22 casos. "As pessoas ainda têm vergonha de dizer que estão com tuberculose, só que ela é uma doença que quando iniciado o tratamento não mais transmite a doença".

Após o diagnóstico na unidade de saúde, o tratamento deve ser iniciado o quanto antes e por um período mínimo de seis meses, diariamente e sem nenhuma interrupção, mesmo com o desaparecimento dos sintomas. O tratamento só acaba quando o médico confirmar a cura através de exames.

A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa através. Ao espirar, tossir ou falar, o doente com tuberculose nos pulmões espalha no ar bactérias que podem ser aspiradas por outra pessoa.

Comentários