Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Bancários picoenses deram início a greve nesta terça-feira

Publicado em 23/02/2016
Por Jailson Dias
7119cde07dd6aa8d69552fef7385.jpg
7119cde07dd6aa8d69552fef7385.jpg
Bancários entram em greve/Jailson Dias

Como previsto os bancários picoenses deram início a greve geral da categoria na manhã desta terça-feira, 06, acompanhando a paralisação da categoria em nível nacional e estadual. Cartazes alertando os clientes sobre a deflagração do movimento foram afixados para informar os clientes.  Os funcionários permaneciam do lado de fora das instituições.

Segundo o diretor do Sindicato dos Bancários do Piauí, Regional de Picos, Antônio Libório, a greve começou com grande adesão. Ele acredita que os funcionários dos bancos privados locais, Itaú e Bradesco, devem aderir ao movimento a partir da quinta-feira, 08. No ano passado eles teriam aderido parcialmente às lutas.

Antônio Libório informou que com a greve os serviços internos do banco ficam suspensos, como: abertura de contas, pagamentos e depósitos nos caixas de atendimento pessoal, dentre outras. Apenas os terminais de autoatendimento continuam funcionando. Nesse período, apenas os funcionários que exercem cargos de chefia permanecem no trabalho e se esforçam para manter os terminais abastecidos de cédulas.

O mês de setembro representa a data base para a reivindicação dos bancários, período em que geralmente acontecem as greves. Em 2015 a paralisação se estendeu por apenas 12 dias, mas para este ano Libório enfatiza que a luta não está fácil, pois o novo governo está buscando implementar mudanças polêmicas como nas aposentadorias e até a possibilidade de privatizações.

Quanto aos salários os bancários estão pedindo 14% de reajuste, mas na última rodada de negociações foi proposto apenas 6,5%, o que não atende aos anseios da categoria.

Comentários