Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Bancários picoenses entram em greve a partir do dia 05

Publicado em 19/02/2016
Por Jailson Dias
978afaac87658f9ac7bffdc57c0f.jpg
978afaac87658f9ac7bffdc57c0f.jpg
Bancários entram em greve na sexta-feira. Imagem ilustrativa/Jailson Dias

Os bancários picoenses vão aderir a greve nacional da categoria e cruzar os braços a partir da próxima segunda-feira, 05. A informação partiu do Sindicato dos Bancários Regional de Picos, Antônio Libório. No último dia 26 de agosto passada a categoria promoveu o lançamento oficial da luta pelo reajuste salarial.

Com a greve alguns serviços ficam comprometidos, uma vez que apenas a equipe de gerentes das agências não cruzam os braços. A pauta de reinvindicação dos bancários é entregue a FEBRABAM sempre no mês de agosto para que a partir de setembro as negociações possam acontecer. Atualmente um bancário em início de carreira ganha um salário de R$ 2.000,00. Com os descontos efetuados pelo governo federal, como o INSS, este cai para R$ 1.700,00.

Além do reajuste salarial de 14.78%, 5% acima da inflação, Libório informou que os bancários também lutarão contra algumas medidas adotas pelo governo Michel Temer e pelo Congresso Nacional, que podem reduzir os direitos dos trabalhadores, duramente conquistados após décadas de lutas. “Nós temos a questão da aposentadoria, férias, 13°, terceirização dos órgãos públicos, pautas que estavam paradas, mas estão entrando em pauta”, frisou.

Segundo Antônio Libório representantes dos sindicatos por todo o Brasil temem as privatizações dos bancos e prometem lutar contra essas medidas. Começa-se a falar na privatização do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Atualmente pelo menos 300 bancários trabalham em agências da região. Só na cidade de Picos existem pelo menos sete agências bancárias, cinco públicas e duas privadas. Esse número subirá para oito com a inauguração iminente da nova agência do Banco do Nordeste.

Comentários