Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Depósito do DETRAN deve ser transferido para a Ipueiras e moradores protestam

Publicado em 15/02/2016
Por Jailson Dias
2bd8a782b2ab25c6a98a15090699.jpg
2bd8a782b2ab25c6a98a15090699.jpg
Moradores protestam em audiência/Jailson Dias

O DETRAN do Piauí está terceirizando o depósito dos veículos apreendidos nos serviços de blitz por todo o estado. A medida já foi executada em Teresina e Parnaíba, mas em Picos surgiu um problema. Os moradores do bairro Ipueiras, mais especificamente da Rua Domingos da Rocha Soares, onde será instalado o depósito, não querem aceitar que os veículos fiquem armazenados próximo às suas residências.

O assunto foi debatido em acalorada audiência pública promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, contando com a presença dos moradores da referida rua, do diretor da 4° CIRETRAN, Lindon Jhonson e do leiloeiro da empresa VIP: Leilões, Gestão e Logística, Érico Soares, que explicou como funcionará o novo depósito, a partir de então, privado.

O secretário de Meio Ambiente, Gláuber Silva, informou que a empresa só poderá atuar na cidade de Picos após a emissão da licença ambiental, que será emitida pelos técnicos da pasta que chefia. Mas até o momento, a empresa tem obedecido a todas as normas previstas em lei.

O funcionário público federal, Eluzirton Nunes, morador da Rua Domingos Soares, afirmou que ele e os seus vizinhos foram surpreendidos com a informação de que os mais de mil veículos, atualmente depositados na Av. Nossa Senhora de Fátima, seriam levados até as proximidades de onde vivem. A partir de então decidiram se mobilizar e realizaram um abaixo assinado tentando barrar a transferência.

O temor dos moradores dessa rua se deve a forma como os veículos estão armazenados no depósito atual do DETRAN, desorganizadamente, inclusive com o acumulo de água, originando doenças como a dengue além de servir de abrigo para animais peçonhentos. “Transferir isso para uma área residencial, onde o próprio DETRAN tem uma área aqui em Picos? Por que levar para uma rua e prejudicar uma comunidade? A 100 metros do Centro Psicossocial da Prefeitura?”, criticou.

Os moradores também temem um possível aumento da criminalidade nas imediações do novo depósito, como os roubos de peças dos veículos armazenados e crescimento do tráfego de automóveis e motocicletas, fazendo poeira, uma vez que a área não é pavimentada.

O leiloeiro Érico Soares comentou que o medo dos moradores da Rua Domingos da Rocha Soares se deve a forma como os veículos são armazenados no depósito do DETRAN, na Av. Nossa Senhora de Fátima, sem um controle efetivo. Ele garante que a sua empresa faz a manutenção do local, zelando pela saúde dos funcionários e também pela segurança do pátio, uma vez que ele é o “fiel depositário” destes bens.

O local já foi alugado e está pago pelos próximos quatro meses. O único fator que impede a empresa de começar é a liberação da licença ambiental.

Comentários