A insistência por parte da população de Picos e região finalmente resultou no início das obras de pavimentação das laterais da BR 316, compreendendo as Avenidas Deputado Sá Urtiga, Senador Helvídio Nunes de Barros e Avenida Piauí, estendendo-se, portanto, da Av. Severo Eulálio até a sede da antiga Indústria Coelho. Segundo o chefe de serviço do escritório local do DNIT, Ruberval Isidro, a obra está orçada em R$ 7 milhões, mas até o momento foram disponibilizados R$ 4 milhões.
Ruberval acredita que os recursos restantes devem chegar até o prazo final para a concretização da obra. Pelo contrato assinado com empresa a Multipla Engenharia os trabalhos devem se estender de 12 de novembro de 2015 até 01 de novembro de 2017, embora a pavimentação só tenha realmente começado em julho deste ano. Apesar disso ele aposta que as obras devem ocorrer de forma mais célere terminando antes da data estipulada para o fim.
Como os recursos iniciais são insuficientes, a pavimentação está sendo realizada nos locais mais críticos. “Esses pontos são onde a base está descoberta, onde há buracos maiores, então, acredito que com esse valor de R$ 4 milhões a gente consiga deixar esses dois seguimentos em boas condições de trafegabilidade”, comentou.
As cobranças e pedidos para que as laterais fossem recuperadas foram constantes nos últimos anos. Indagado porque houve tanta demora para essa reforma, Ruberval Isidro argumentou que pesou a crise financeira que assola o país e também a ordem de chegada dos pedidos em Brasília – DF, uma vez que estes vêm de todo o país.
Para garantir que a nova camada de asfalto tenha uma durabilidade maior do que a anterior, Ruberval Isidro informou que a empresa também está realizando a drenagem para que a água escoe para as laterais e não vá para o centro da pista. “Com essa drenagem nós vamos retirar esses pontos críticos”, comentou.
Ruberval garante que todo o processo está sob fiscalização direta do DNIT, para que o asfalto tenha uma boa qualidade. Na lateral direita, sentido Centro-Junco, houve o afundamento de todo o trecho quando a AGESPISA realizou uma obra de saneamento, o que torna difícil e arriscado trafegar por ali. “Fazendo essa restauração poderemos consertar esse serviço”, enfatizou.
A nova pavimentação tem garantia de cinco anos. Qualquer dano terá de ser reparada pela Empresa Múltipla Engenharia.