O Sindicato Rural Patronal dos Plantadores de Alho da Região de Picos de picos e a ASCOCAPI – Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos de Picos – se reuniram para discutir ideias e apresentar a nova sede aos associados. Na ocasião foram discutidos planos e metas para os próximos anos, bem como a possibilidade de uma futura parceria com exportadores de caprinos dos EUA.
A sede pertence ao empresário Raimundo Filho, que através do Grupo R.SA, comprou a estrutura da Indústria Coelho. À nossa reportagem Raimundo afirmou que cedeu o CRIC - Clube Recreativo da Indústria Coelho - para que o sindicato e a associação pudessem ampliar o trabalho: “o sindicato nos procurou e após debatermos e chegarmos a um denominador comum, decidimos ceder o espaço do antigo CRIC, que são 4 hectares com infraestrutura de lazer com piscinas, campo de futebol, quadra poliesportiva, restaurante e bar, para que houvesse uma integração não somente com a comunidade, mas também com as associações do Sindicato Rural”, disse.
O empresário ressaltou que foi possível ir além do trabalho envolvendo o sindicato e a associação. Segundo ele, as atividades do Pelotão Mirim do bairro Pedrinhas e adjacências continuarão sendo realizadas na sede do Sindicato Rural. Mensalmente os criadores também levarão seus animais, considerados de porte e de elite, para a venda mensal e a troca genética desse material com outros criadores.
Além do plantio de alho e do novo projeto de plantio da pimenta, as entidades envolvidas estão negociando a venda das carcaças de ovinos e caprinos, através do abate no frigorifico ou do abate para corte e embale para venda. Com isso o sindicato consegue que o homem do campo consiga um preço justo pelo seu produto e pelo seu trabalho.
A associação vive um momento de expectativa em relação à exportação de carne de ovinos e caprinos para os EUA. Segundo o secretário da ASCOCAPI, Adalberon Filho, os 50 sócios estão se adaptando para atender às especificações dos compradores. “Não estamos preparados para a quantidade de animais que o comprador quer, mas em questão de pouco tempo vamos nos adequar. Os criadores estão animados com esse novo mercado. O Governo do Estado já sinalizou que está aberto para o que for preciso para desburocratizar o processo de documentação”.
O vice-presidente do Sindicato Rural, José Aírton Dantas, diz que os quatro hectares do clube, um será destinado para o laser e o restante do espaço será destinado para o cultivo de alho, pimenta e piquetes de caprinos e ovinos. “Faremos também as feiras de ovinos e caprinos, fazendo quem que o comercio local efervesça, tendo em vista que todos os meses faremos leilão de animais pura origem”, disse.
O clube está passando por ampla reforma para ser aberto ao público nas próximas semanas. Segundo José Aírton, inicialmente o clube estará voltado para o agricultor, mas em breve haverá campanha de filiação e associação.
