Domingo, 13 de Outubro de 2024

Evento científico marca 10 anos do curso de enfermagem da UFPI de Picos

Publicado em 03/12/2015
Por Jailson Dias
b064b4dc22656b87ca3535430245.jpg
b064b4dc22656b87ca3535430245.jpg
VI Semana de Enfermagem/Jailson Dias

Para celebrar os 10 anos de implantação do curso de enfermagem na UFPI – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros de Picos, professores e acadêmicos estão promovendo desde a segunda feira, 30, a “VI Semana de Enfermagem: 10 anos de história na formação em saúde”. O ciclo de palestras e oficinas se encerra na quarta-feira, 01, e tem sido marcado pela grande participação de acadêmicos e profissionais.

A professora e coordenadora da IV Semana de Enfermagem, Ionara Holanda de Moura, informou que o evento é uma oportunidade de debater a profissão e os 10 anos de implantação do curso em Picos. “Nós estamos discutindo questões de mercado de trabalho, perspectivas para o futuro e mudanças que podemos promover”, comentou Ionara.

Formada pela UFPI e hoje integrando o corpo docente da universidade, Ionara Holanda avalia que a implantação da graduação em enfermagem tem garantido a formação de grandes profissionais. Estes estão conseguindo o seu lugar no mercado de trabalho, tanto em Picos como eu outras cidades do Brasil.

“Estão por todo o Brasil levando o seu trabalho, sua assistência, suas pesquisas e atividades para a população. Temos colegas aprovados em concursos, mestres, doutores, gestores, então é uma gama de bons profissionais que saíram daqui”, explicou a coordenadora.

As oportunidades no mercado de trabalho para os acadêmicos também foi tema de debate durante o evento, e a exemplo do que tem acontecido com as demais profissões devido a crise financeira, houve uma retração do oferecimento de novas vagas. No entanto, Ionara alega que sempre haverá lugar e oportunidades para aqueles que se dedicam.

“Agora para quem é competente e quer prestar uma atividade que promova mudanças na sociedade, as portas nunca estarão fechadas”, frisou.

Além dos concursos públicos, que permanecem como a principal forma de inserção do profissional de enfermagem, as oportunidades no setor privado vêm crescendo, inclusive enfermeiros que estão empreendendo, ou seja, trabalhando por conta própria. Em Picos já existem profissionais donos do próprio negócio.

Atualmente o curso de enfermagem da UFPI conta com 400 estudantes. Em 10 anos pelo menos 500 enfermeiros já se formaram pela UFPI. A próxima turma a será a 11° a concluir a graduação no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. O curso é divido em nove períodos, perfazendo quatro anos e seis meses.  

Comentários