Domingo, 13 de Outubro de 2024

Praça João de Deus Filho se torna ponto de comércio informal

Publicado em 16/11/2015
Por Jailson Dias
0980f156e5fe45a78f87e3ad1961.jpg
0980f156e5fe45a78f87e3ad1961.jpg
Praça João de Deus Filho/Jailson Dias

Com a crise financeira que assola o país muitas pessoas tem engrossado o mercado informal para continuar sobrevivendo. Em Picos, isso pode ser notado acentuadamente na Praça João de Deus Filho, um dos pontos de parada dos veículos de transporte intermunicipal, cada vez com mais autônomos, vendendo, sobretudo, lanches para os passageiros que embarcam e desembarcam ali diariamente.

Esse é o caso de Thayanne Maria da Silva Costa. Em entrevista ao Folha Atual ela informou que começou a trabalhar na Praça João de Deus Filho no dia 11 de maio, ontem. Após muitos anos trabalhando como vendedora para grandes lojas e da perda do emprego em um momento difícil da sua vida, Thayanne decidiu se tornar autônoma e trabalhar por conta própria.

“Eu quero trabalhar para mim mesmo, tenho salão em casa, mecho com tudo, só não com o que é errado”, relatou.

Já a vendedora Keliane de Sousa Gonzaga, há dois meses na Praça João de Deus Filho, informou que escolheu esse local devido ao movimento de passageiros que fazem uso do transporte coletivo. Ela disse que sempre trabalhou vendendo salgados, mas em sua casa. Ao perceber que os negócios não iam bem decidiu procurar um novo ponto.

O faturamento ainda não é o esperado por Thayane, mas ela apostam que as vendas vão melhorar. Para Keliane o lucro está sendo maior do que quando ficava apenas em casa.

A Prefeitura de Picos tem um projeto de alojar todos os vendedores ambulantes das praças públicas da cidade em um galpão na rua Monsenhor Hipólito, próximo a Praça João de Deus Filho. No entanto, para que as praças e calçadas sejam desocupadas, a economia precisa voltar a crescer.

Comentários