Domingo, 13 de Outubro de 2024

Vândalos picham muro do PREMEN

Publicado em 23/10/2015
Por Jailson Dias
4b94da6c100ddb889e5e8aadcdda.jpg
4b94da6c100ddb889e5e8aadcdda.jpg
Escola pública é alvo de vândalos/Jailson Dias

Parece estar cada vez mais difícil apelar para a consciência das pessoas, se é que essa ainda existe. A Escola Técnica Petrônio Portela (PREMEN) já passou por muitas dificuldades de caráter estrutural, como é de conhecimento da sociedade picoense, e como se não bastasse a ausência do Estado, ainda existem aqueles que encontram uma forma de atrapalhar. Os muros da escola que fazem vizinhança com a rua Monsenhor Hipólito estão completamente pichados.

A parede, pintada em sua base com as cores da bandeira do Piauí (verde e amarelo), e em sua quase totalidade com a cor branca, está repleta de pichações com os dizeres: “#FORAPT”, “#FORAPETRALHAS” e “#FORADILMA”, refletindo a mensagem de ódio característica do momento político de intolerância pela qual passa o Brasil.

Como se fossem donos de alguma consciência política, os autores desse crime picharam as palavras com o linguajar da internet, usando o símbolo do “jogo da velha” (#), que é contabilizada no Twitter e outras redes sociais em grandes mobilizações virtuais.

Crimes como esse geralmente são praticados durante a noite, o que torna difícil descobrir o responsável pelo ato de vandalismo. A direção do PREMEN se recusou a comentar sobre caso.

Por ser uma escola pública, o PREMEN pertence a toda a sociedade que paga indiretamente pela sua manutenção, através de impostos. E a degradação de um patrimônio público é crime segundo atesta a Lei n°9.605 de 12 de fevereiro de 1998. Se o crime for praticado por alguém com mais de 18 anos, pode resultar em prisão de três meses a um ano, além do pagamento de multa.

A mesma lei proíbe a venda de tintas spray em aerossol para pessoas com menos de 18 anos.

Outros casos

O PREMEN não é o único prédio público alvo da ação de irresponsáveis. Praticas criminosas semelhantes podem ser verificadas nos muros do Museu Ozildo Albano, Estádio Senador Helvídio Nunes de Barros e até da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Caso um cidadão aviste alguém cometendo esse crime, deve alertar a polícia.

Comentários