Domingo, 13 de Outubro de 2024

Observatório Social de Picos participará de encontro anual em Curitiba

Publicado em 15/09/2015
Por Marta Soares
2ca263aa970fa6c716a724dd5ba4.jpg
2ca263aa970fa6c716a724dd5ba4.jpg
Tiago Lopes Rêgo/Marta Soares

Criado há quase dois anos em Picos, o Observatório Social, fundado em março de 2014, tem desenvolvido um intenso trabalho de fiscalização das contas públicas. Segundo o presidente do OS, Tiago Lopes Rêgo, durante este período já foi possível auxiliar o município a economizar cerca de R$ 17 milhões de reais.

De acordo com Tiago a economia superior a R$ 17 milhões foi obtida somente nas licitações monitoradas pelo Observatório Social. “No final de 2015 nós fornecemos para a prefeitura, gratuitamente, um curso de treinamento para a Comissão de Licitação para que erros que aconteciam antes passassem a não mais acontecer. Um dos palestrantes que ministrou esse curso foi o promotor de Justiça Marcelo Monteiro e o Capitão Tales do Exército. Queremos continuar ajudando o município a economizar muito mais”, declarou Tiago.

Tiago nos disse ainda que já em 2016 outras licitações mostraram que existe os erros continuam acontecendo, porém não detalhou que erros seriam esses. Ele afirmou que já foi solicitado à prefeitura que cancele tais licitações, mas o pedido ainda não foi atendido e o Observatório dará sequência nas ações.

De 10 a 12 de março será realizado em Curitiba/PR a sétima edição do Encontro Nacional dos Observatórios Sociais e a participação do Observatório Social de Picos foi confirmada pelo presidente Tiago Rêgo. Além disso, Picos, por ter sido a primeira cidade do Piauí a criar um OS, está ajudando a fundar o OS de Teresina. No evento será discutida a expansão dos OS e o combate à corrupção – com palestra de Sérgio Moro, Juiz Federal. Está confirmada ainda palestra sobre “Economia, Competitividade e Corrupção”, com o jornalista Willian Waack.

De acordo com Tiago, o OS atua sempre com base nas prerrogativas previstas na lei e surgiu para monitorar a correta aplicação dos recursos públicos, independentemente de partido político e representantes que estejam no governo, antes ou depois da fundação do OS. Entre suas funções está o monitoramento das Licitações Públicas da cidade. O OS acompanha todo o processo licitatório desde a elaboração do edital até a entrega do bem ou serviço adquirido. Além disso, o OS de Picos monitora a produção do Poder Legislativo, assistindo as sessões públicas da Câmara de Vereadores e as ações de cada vereador.

Os “OS” – Observatórios Sociais – são organizados em rede, coordenado pelo Observatório Social do Brasil, que assegura a disseminação da metodologia padronizada para atuação dos observadores, promovendo a capacitação e oferecendo suporte técnico. 

Comentários