Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

Governo não paga diária para concursados dos bombeiros em formação

Publicado em 08/09/2015
Por Jailson Dias
2855ca5b63430b3db90ae22d3ac4.jpg
2855ca5b63430b3db90ae22d3ac4.jpg
Bombeiros estão sem receber diárias/portalaz.com.br

A comissão de aprovados e classificados do concurso do Corpo de Bombeiros do Piauí denuncia que o Governador do Estado enviou os aprovados classificados no último concurso para o curso de formação de oficiais no Estado de Góias e agora há risco de não terminarem o curso devido ao não repasse das diárias.

Os alunos do curso de formação de oficiais do Corpo de Bombeiros do Piauí denunciam ainda irregularidade no curso, realizado na cidade de Goiânia desde janeiro deste ano. Segundo eles, todos foram abandoados pelo Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança e Governo do Estado e que já estão desde o início do curso sem receber diárias, o governo já deve para cada aluno uma quantia de 9 mil reais, ou seja, 90 mil reais ao todo. Atualmente, estão no Estado do Goiás 10 alunos do concurso de 2014 para oficiais do quadro de combatente.

“Os alunos também estariam passando necessidade, já que muitos trabalhavam em empresas privadas e tiveram que pedir demissão, confiaram que teriam uma ajuda de custo, alguns estão se mantendo através de doações financeiras dos pais e familiares, outros que não tem a mesma sorte estão a ponto de abandonar o curso de formação, pois além de terem que se manter em Goiânia, estão sem condições de mandar recursos para suas famílias”, declara Wesley Demes, presidente da comissão dos concursos e classificados.

O Piauí é o único Estado que não está repassando as diárias. “Quem tem pai que ajuda tudo bem, tem gente aqui que sustentava família, deixaram mulher e filho em Teresina, tem que se manter aqui e ainda tem que mandar dinheiro para a família e ninguém faz nada. Na minha turma tem o pessoal do Mato Grosso do Sul, Amapá e Piauí, os outros dois estados estão recebendo ajuda de custo e bolsa é quase 6 mil reais, as outras turmas estão também recebendo direitinho” desabafa um dos alunos. Porém, a diária, no valor de R$ 150 que deveriam ter recebido no primeiro mês nunca saiu.

Os alunos reclamam também que a dívidas de todos já acumulam aproximadamente 30 mil reais e que se continuar assim poderá aumentar ainda mais e piorar a situação dos mesmos, alguns já cogitam o abandono do curso e estão com medo de herdarem a divida, ficar sem emprego e sem curso.

“Estamos aqui afogados em dívidas, nós pagamos nossa mudança, o curso é caro, o material de salvamento em altura foi quase mil reais, tem farda, agasalho, tudo é pago, estamos morando em apartamentos próximo a academia, estamos só arrastando a dívida para frente” afirma um dos alunos.

O diretor do Departamento de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros, Ten Cel Fredman, responsável pelo curso dos oficiais disse que os alunos deveriam dar entrada no Corpo de Bombeiros, o que segundo a comissão dos aprovados e classificados já foi feito.

A Academia de Goiânia já foi informada através de ofício para que fiquem cientes e entendam que se os mesmos não comprarem os materiais necessários para os treinamentos, foi por conta do não repasse das diárias. Foi informado também o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Carlos Frederico.

Fonte: portalaz.com.br

Comentários