Domingo, 13 de Outubro de 2024

Enfermeiras promovem nova manifestação no centro de Picos

Publicado em 31/08/2015
Por Jailson Dias
c8057ac6e2ce0e03e9d79a80e739.jpg
c8057ac6e2ce0e03e9d79a80e739.jpg
Enfermeiras e técnicas fazem passeata pelo centro da cidade/Jailson Dias

Enfermeiras técnicas de enfermagem e auxiliares promoveram nova manifestação no centro de Picos na manhã deste sábado, 20. Saindo do Hospital Regional Justino Luz (HRJL) a categoria percorreu a Avenida Getúlio Vargas, contornou a Praça Josino Ferreira e a Praça Félix Pacheco, onde continuaram a caminhada empunhando vários cartazes que alertavam a população para a greve que teve início no dia 05 de fevereiro.

Com o apoio de um carro de som os representantes da categoria gritavam palavras de ordem contra o governo Wellington Dias, que até o momento não apresentou propostas viáveis, e também explicavam a população os motivos da paralisação. Essa foi a segunda manifestação dos enfermeiros picoenses em oito dias, a última aconteceu na manhã do dia 13, também um sábado.

As principais reinvindicações da categoria giram em torno de melhores condições de trabalho; aumento do quadro de efetivos; correção do valor adicional noturno; reajuste salarial conforme a inflação e oferta de concurso público. A paralisação tem atingido sido verificada em todo o Piauí.

Conforme determina a lei os enfermeiros mantiveram 30% da sua mão de obra trabalhando. Toda a categoria aderiu a greve, mas os servidores contratados permanecem nos postos de trabalho. O Hospital Regional vem sendo administrado desde outubro de 2015 pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH) e dispões na atualidade de muitos servidores que não podem entrar em greve.  

Paralisações

Não são apenas os servidores da rede estadual de saúde que estão em greve, os professores cruzaram os braços no dia 15 de janeiro. Ainda na quinta-feira, 18, eles promoveram uma passeata pelo centro da cidade protestando contra Wellington Dias que não dá o reajuste da categoria.

 

Matérias relacionadas:

Enfermeiras e técnicas de enfermagem cruzam os braços

Enfermeiras e técnicas de enfermagem promoveram manifestação em Picos

Comentários