Domingo, 16 de Novembro de 2025

Município de Picos realiza “Força-Tarefa” para combater Aedes Aegypti

Publicado em 25/08/2015
Por Marta Soares
64aadcb83174a99759635d472e55.jpg
64aadcb83174a99759635d472e55.jpg
Militar repassando orientação em um domicílio/Marta Soares

Neste sábado, dia 13, o município de Picos, através da prefeitura, secretaria de saúde, Exército, Gov. do Estado e com a participação de outras entidades, como a Caixa Econômica Federal, Corpo de Bombeiros, dentre outras, está realizando levando às ruas uma campanha de mobilização social contra o mosquito Aedes Aegypti, vetor transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

Às 7h, no 3º BEC, houve a formatura dos 400 militares empregados na campanha, o evento teve a participação ainda dos técnicos da secretaria de saúde. Simultaneamente, na sede da secretaria de saúde, havia uma equipe de apoio formada por supervisores do trabalho de campo repassando o roteiro a ser seguido.

Por volta das 8h30 representantes das entidades envolvidas na ação se reuniram na secretaria de saúde para apresentar o projeto. Segundo o prefeito, Pe. Walmir Lima, o mais importante nessa campanha é a visita às casas, o contato direto com a população: “é importante que todos se conscientizem que não pode deixar água parada, vistoriar terreno baldio, etc. Estou certo de que esta ação, que esta mobilização, já tem despertado nas pessoas a responsabilidade de tomar para si o combate ao mosquito”, disse.

Após o encontro e o café da manhã, os grupos de visitação sairão às ruas para as visitas domiciliares em busca de focos. Segundo o secretário de saúde, Jose Venâncio, o Dudé, serão utilizados 29 agentes comunitários de endemias; 129 agentes comunitários de saúde; 400 militares – 3º BEC; 20 técnicos da secretaria de saúde; 24 equipes de saúde da família – 120 profissionais ao todo; 36 profissionais em 6 equipes do NASF; 50 profissionais do Ministério Público; 16 pessoas do Conselho Municipal de Saúde e um jornalista, totalizando 801 pessoas envolvidas. Cerca de 26 mil e 417 imóveis serão visitados.

É importante que a população fique atenta aos prestadores desse serviço. Os funcionários da secretaria de saúde estão com camisas e coletes da campanha e os militares estarão fardados. Segundo o comandante do 3º BEC, Tenente-Coronel Emerson, os militares não adentrarão às residências, eles repassarão a orientação do lado de fora das casas: “Nossos militares foram capacitados para esta força-tarefa, participaram de palestras e estão aptos a fazer esse trabalho. É uma função do Exército, nos tempos de paz, colaborar com a comunidade sendo um braço forte e uma mão amiga”, disse.

Comentários