Domingo, 16 de Novembro de 2025

Secretário e engenheiros visitam obras da Unidade de Pronto Atendimento em Picos

Publicado em 16/08/2015
Por Marta Soares
8d157af2fb2b5196c46b85418ee5.jpg
8d157af2fb2b5196c46b85418ee5.jpg
Secretário de saúde e engenheiros da SESAPI/Marcos Valerio

 

Na manhã desta quarta – feira, 03/02, as portas da construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA – Tipo 3) do bairro Catavento, foram abertas para realização de visita técnica. A vistoria destinada a acompanhar o andamento das obras, contou com a presença do secretário municipal de Saúde, José Venâncio – Dudé, do gerente de infra-estrutura, Marcos Gonçalves e do engenheiro Rayfram Barroso, ambos representantes da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí – SESAPI. A UPA irá funcionar como um hospital municipal prestando atendimento a população 24 horas.

 “Recentemente nós tivemos em audiência com o secretário estadual de saúde, Drº Francisco Costa e tratamos sobre a construção e conclusão da unidade de pronto atendimento de Picos, onde fizemos a avaliação do projeto e valores de aditivos, naquela audiência o secretário designou uma equipe técnica para que juntamente com a secretaria municipal de saúde, fizéssemos uma visita in loco para a constatação das necessidades, avanços e assim por diante”, disse o secretário de saúde de Picos, José Venâncio – Dude.

O gerente de infra-estrutura, Marcos Gonçalves foi recebido pela equipe da saúde do município que o levou até a área em que a obra será realizada. “Nós estamos aqui hoje para conhecer o projeto da unidade de pronto atendimento tendo em vista uma proposta de parceira com o estado para que o município finalize a obra e colocá-la em funcionamento o mais rápido possível”, destacou o gerente de infra-estrutura da SESAPI, Marcos Gonçalves.

A UPA fica localizada no bairro Catavento. Segundo o secretário, as obras estão em estágio avançado e muito em breve deverá ser entregue à comunidade e vai aperfeiçoar os atendimentos de urgência e emergência do município “Verificamos o estado em que se encontra a construção, constatamos a necessidade de fazermos mais alguns projetos, como a construção da substação, do grupo gerador e a construção em si, de forma que a gente espera dentro de 90 no máximo 120 dias possamos está entregando a comunidade picoense a nossa UPA”, ressaltou.

UPA
A UPA de Picos é uma Unidade de Pronto Atendimento de porte III que tem consultórios médicos e 20 leitos. O atendimento não é por ordem de chegada, mas por classificação de risco. O paciente fica em observação, por até 24 horas, para elucidação diagnóstica e/ou estabilização clínica.

Comentários