Segunda-Feira, 07 de Abril de 2025

Plano de Saneamento Básico é apresentado durante conferência em Padre marcos

Publicado em 16/08/2015
Por Edson Costa
79e10fd7dc17eab257a532df828d.jpg
79e10fd7dc17eab257a532df828d.jpg
Participantes do encontro/Danilo Bezerra

 

O município de Padre Marcos realizou nesta terça-feira, 02, durante uma conferência realizada no auditório da Câmara Municipal, a apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB.

Com o tema “Gestão Integrada do Saneamento Básico e o Planejamento Participativo”, a Conferência reuniu autoridades municipais e representantes de diversos segmentos da sociedade padremarcoense.

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Empresa de Construção, Consultoria e Meio Ambiente Consultoria – ECOM, e o Fundo Nacional de Saúde – Funasa, e presidida pelo vereador Juvanir Macedo, que falou sobre o Plano. “Este Plano visa dotar o município de instrumentos e mecanismos que permitam a implantação de ações articuladas, que possam garantir o acesso aos serviços de saneamento básico com qualidade”, disse.

Vereador Juvanir

Segundo Juvanir, Padre Marcos é o 11º, dos 224 municípios do Piauí a concluir o Plano Municipal de Saneamento Básico, a ser executado no período de  20 anos. “A Conferência é o penúltimo passo da conclusão do Plano, tendo como próximo passo, um relatório com todo o plano apresentado, finalizando com o encaminhamento do Projeto de Lei à Câmara, e sanção pelo Executivo Municipal, para, por fim, entrar em vigor”, disse.

Durante a Conferência, também aconteceu a apresentação de sugestões, críticas e comentários da população, que contribuirão para finalização do plano.

CONFIRA MAIS IMAGENS!

Edson Ribeiro, um dos palestrantes, abordou o tema “Visão panorâmica do saneamento básico do município de Padre Marcos”, em que   discorreu sobre os quatro eixos do PMSB, como abastecimento de água; esgotamento sanitário; destinação de resíduos sólidos e manejo de água pluviais, destacando, ainda, a necessidade de trabalhar e educação ambiental.

Edson Ribeiro

Ana Célia Leal, funcionária da Agespisa no município, apresentou um diagnóstico do abastecimento de água da cidade. Segundo ela, o município é 100% hidrometrado, com 2 mil ligações e com consumo médio de 650 metros cúbico de água por dia. Destacou, ainda, as dificuldades da ETA (Estação de Tratamento de Água), sendo, obsoleta, inadequada, de captação precária, entre outros.

Ana Célia

O biólogo e consultor, Adão Pereira Silva, e o gestor ambiental Caio Freitas Cavalcante, da ECOM, empresa responsável pela elaboração do PMSB, apresentaram todo o Plano, definidos em produtos elaborados da A a K .

Adão Pereira e Caio Freitas

Produtos elaborados:

  • Copia do ato público do Poder Executivo, com definição dos membros do Comitê;
  • Plano de mobilização social;
  • Relatório do diagnóstico técnico participativo;
  • Relatório da prospectiva e planejamento estratégico;
  • Relatório dos programas, projetos e ações;
  • Plano de execução;
  • Minuta de projeto de Lei do Plano Municipal de Saneamento Básico;
  • Relatório sobre indicadores de desempenho do Plano Municipal de Saneamento Básico;
  • Sistema de informação para auxilio  á tomada de decisão;
  • Relatório mensal simplificado do andamento das atividades desenvolvidas; e
  • Relatório final do Plano Municipal de Saneamento Básico. Que será elaborado após a conferência.

 

Participaram também do evento, o controlador, Jocione Soares, representado o prefeito Netinho Araújo, o presidente da Câmara, Roberval Lima, o vereador Williams Macedo, os secretários municipais, Jozélia Carvalho (Saúde), Anatálio Silva (Assistência Social), Francisco José (Finanças), Marta Marcia (Chefe de Gabinete), o coordenador da Ciretran, Antônio Lisboa,  representante da Funasa, Maria do Socorro, o padre Wagner Carvalho e o administrador de empresa, Diego Lima.

Fonte: cidadesnanet

Comentários