As matrículas da Rede Municipal de Ensino tiveram início no dia 05 deste mês e seguem até o dia 22 de janeiro. Os alunos poderão se matricular nas etapas e modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e EJA – Ensino de Jovens e Adultos, de segunda a sexta das 08:00h às 10:00h e das 14:00h às 16:00h. As matrículas abrangem as fases de renovação, transferência e matrículas de novos estudantes.
No ato da matrícula devem ser apresentados documentos de identificação, como certidão de nascimento ou RG, comprovante de residência e documentos que comprovem a escolaridade do aluno, como certificado e histórico escolar. Ao todo 70 escolas municipais receberão alunos e pais de alunos para efetuarem a matrícula.
O início do período letivo 2016 está previsto para a segunda quinzena de fevereiro em todas as escolas da Rede Pública Municipal de Ensino.
Já na rede estadual a novidade este ano é a pré-matrícula online para novos alunos, que deverá ser feita no período de 04 a 15 de janeiro, por meio do endereço eletrônico www.seduc.pi.gov.br/matriculaonline. De acordo com informações disponíveis no site do Governo do Estado, o processo de matrícula, na capital e no interior, seguirá o calendário escolar que estipula as datas de 4 a 9 de janeiro para renovação, remanejamento e transferência; 4 a 15 de janeiro para matrículas online e 11 a 15 de janeiro para confirmação das matrículas novas nas escolas. O início do período letivo 2016 está previsto para 15 de fevereiro em todas as escolas da Rede Pública Estadual de Ensino.
No ato da matrícula, devem ser apresentados documentos de identificação, como certidão de nascimento ou RG, e documentos que comprovem a escolaridade do aluno, como certificado e histórico escolar. No caso de alunos maiores de 18 anos, são solicitados, ainda, título de eleitor e certificado de reservista (sexo masculino).