Os conselheiros tutelares que haviam sido escolhidos pela população de Padre Marcos por meio de uma eleição realizada pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) em outubro do ano passado, tomaram posse na manhã deste domingo, 10, em uma cerimônia realizada Câmara Municipal.
Os conselheiros eleitos titulares – Ocimária Maria de Carvalho, Marielle Pereira de Matos, Renom Luiz de Macedo, Clébson Elisson de Araújo e Maria da Cruz Dias Silva – foram empossados para um mandato de quatro anos, cuja missão maior é zelar para que crianças e adolescentes não tenham seus direitos violados. Na ocasião, também foram diplomados os suplentes.
O Conselho Tutelar é um órgão público, permanente e autônomo, não jurisdicional, eleito pela comunidade local para zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Atua de forma contínua e tem a função específica de atender quaisquer casos de violação dos direitos de menores, atribuições previstas no ECA.
Conselheiros empossados
Na solenidade de posse, o secretário de Assistência Social, Anátalio Silva, agradeceu aos presentes, e falou sobre a importância do Conselho Tutelar. “O trabalho dos conselheiros tutelares é de extrema importância para a garantia dos direitos da criança e do adolescente. Eles trabalham arduamente para ajudar aqueles que estão em situações de risco e em condições sociais precárias. Por isso, a nossa meta é ampliar a parceria da Assistência Social com o Conselho Tutelar para fortalecer esse trabalho”, disse.
Anátalio Silva, secretário Municipal de Assistência Social
O vereador Juvanir Macedo, representando o prefeito Netinho Araújo, parabenizou aos novos conselheiros tutelares e garantiu que o órgão terá total apoio do Executivo para que funcione de forma plena. “Os conselheiros tutelares desenvolvem um papel muito importante, principalmente, porque zelam por nossas crianças e adolescentes. O Poder Executivo estará sempre de portas abertas para atender os conselheiros e oferecer o apoio que precisarem”, disse.
Vereador Juvanir Macedo
O vice-presidente do CMDCA, Iranildo Carvalho, também destacou a importância do Conselho Tutelar na rede integrada de proteção aos direitos da criança e do adolescente. “Esse trabalho é de suma importância e é preciso muito compromisso, porque quando se mexe com a criança, com o adolescente, mexe com a família em si, e é preciso muita responsabilidade e credibilidade”, ressaltou.
Em seu pronunciamento, Marielle Matos, uma das conselheiras empossadas, destacou que o objetivo maior é prestar um atendimento de qualidade para as crianças e adolescentes que precisarem de auxílio. “Sabemos que não será fácil, mas procuraremos seguir com sabedoria, com irmandade, união e parceria, e embasados pelo ECA e a Constituição, para melhor atendermos nossas crianças e adolescentes, como também, para não decepcionar a população que depositou em nós a confiança de cuidar e preservar pelos direitos de seus filhos”, disse.
Participaram também da solenidade de posse, o vice- prefeito Valdinar Silva, os vereadores Bonifácio Dias e Assis Macedo, a assistente social Alexsandra Modesto, e a ex-presidente do CMDCA, Flávia Carvalho, os conselheiros e seus familiares.
Fonte: cidadesnanet