Domingo, 13 de Outubro de 2024

Pneus da decoração natalina de Picos acumulam água parada e oferecem risco

Publicado em 23/07/2015
Por Jailson Dias
2ac9ba68ddf3b86e0d1a04f1ee12.jpg
2ac9ba68ddf3b86e0d1a04f1ee12.jpg
Pneus acumulam água/Jailson Dias

Muitas pessoas parecem estar atentas aos riscos da água parada em recipientes vazios, especialmente em tempos temerosos de dengue, febre chikungunya e microcefalia em bebês provocada pelo zika virus. Enquanto passava pela Praça Félix Pacheco nossa equipe foi alertada para os inúmeros pneus de borracha que compõe a decoração de Natal montada pela Prefeitura no início de dezembro de 2015, todos acumulando água parada, ambiente perfeito para a proliferação do mosquito aedes aegypti.

Até os primeiros dias de janeiro ainda não havia chovido na cidade de Picos, mas a partir das primeiras precipitações pluviométricas se faz necessário retirar urgentemente os pneus da praça. Algumas das pessoas que trabalham pelas imediações, como os taxistas, se mostraram temerosas de que o local se torne um criadouro de mosquitos da dengue.

Como vem sendo divulgado pela mídia nacional, desde a década de 1980 o mosquito aedes aegypti se tornou o inimigo número do Brasil, cujas epidemias de dengue retornam com frequência. A situação se agravou com a descoberta da microcefalia que pode afetar os bebês quando ainda estão no útero materno.

Até o momento o Piauí registrou 53 casos de microcefalia provocados pelo zika vírus.

Comentários
márcio
07/01/2016 18:31:44
E so o o que a prefeitura de picos saber fazer botar pneus velhos em praças...eterna incompetencia dessa gestao nao faz nada nao limpa nao executa obras so lavagem de dinheiro como todos sabem nas licitações. um lixo.