Domingo, 13 de Outubro de 2024

Novos conselheiros tutelares tomarão posse no próximo dia 10

Publicado em 21/07/2015
Por Marta Soares
d6bde233f9e921d52b5c418ef211.jpg
d6bde233f9e921d52b5c418ef211.jpg
Francilda Araújo/Marta Soares

No domingo que vem, dia 10, os conselheiros tutelares eleitos no dia 11 de outubro serão empossados em solenidade na Câmara Municipal de Picos, a partir das 19h. Dezesseis candidatos concorreram às dez vagas, sendo cinco titulares e cinco suplentes. Na votação, foram computados 4.221 votos, sendo a Valtânia Moura a mais bem votada, com 534 votos.

Segundo a conselheira Francilda Araújo, que é atual presidente do conselho, todo conselheiro precisa ter humildade e coragem: “houve uma capacitação para estes conselheiros, mas é no dia a dia que eles conhecerão as demandas e aprenderão a lidar com as dificuldades. Todo conselheiro precisa ser humilde e paciente, porque somos um órgão independente, mas precisamos de muitos outros e muitas vezes levamos muitos ‘nãos’. Aqueles novatos, que assumirão o cargo agora, precisam ser pacientes e aqueles que já são conselheiros e foram reeleitos, precisam orientar os que estão chegando agora”, disse.

Francilda foi eleita para seu primeiro mandato em 2008 e foi reeleita em 2012. Segundo ela muitas dificuldades ainda existem, mas conquistas vieram e precisam ser ressaltadas: “se hoje o Conselho Tutelar comemora algumas conquistas, muito se deve a outros conselheiros que já passaram por lá e os que estão saindo também deixam a sua contribuição. Hoje estamos em uma sede melhor, temos um carro, mas ainda falta muito a ser feito e agora cabe aos que serão empossados”, analisou.

Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Luisa Cunha, os conselheiros deverão cumprir uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, mantendo diariamente quatro conselheiros na sede do Conselho Tutelar das 08h ao meio- dia e das 14h às 17h. Além disso, haverá revezamento entre eles para os plantões noturnos. “Nós do Conselho Municipal estamos sempre lutando por melhores condições de trabalho e de remuneração para os conselheiros tutelares, então eles também terão que cumprir com as suas obrigações”, disse.

A sede do Conselho Tutelar está atualmente na Rua Zuza Lino, próximo ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação, centro de Picos.

 

Comentários