Sábado, 12 de Outubro de 2024

Praça Josino Ferreira será transformada em Centro Cultural

Publicado em 13/07/2015
Por Marta Soares
ab4eb477b606fa239327a1465f47.jpg
ab4eb477b606fa239327a1465f47.jpg
Praça Josino Ferreira/Marta Soares



A Praça Josino Ferreira, ou Praça dos Correios como também é conhecida, deve passar por ampla revitalização em 2016. Segundo o secretário de turismo, ciência e tecnologia, Cláudio Galeno, a proposta da Prefeitura Municipal de Picos é transformar aquele espaço em um Centro Cultural com uma Concha Acústica, um Museu de Paleontologia e Biblioteca Pública, além do já existente Museu Ozildo Albano.

O projeto, que ainda está em fase de estudo, é desafiador, segundo Galeno, mas perfeitamente possível. “Um professor da UFPI – campus de Picos conversou conosco sobre a viabilidade deste museu de paleontologia e nos assegurou que Picos possui material suficiente para ser exibido em um museu. Vamos finalizar a fase de estudos e buscar recursos para ainda em 2016 termos estas obras iniciadas”, disse o secretário ao nosso jornal.

Muitas serão as mudanças. A Biblioteca municipal deverá funcionar no prédio que abrigou a antiga Secretaria de Educação e a primeira biblioteca. Já o museu de paleontologia deve funcionar onde hoje é a Unidade Escolar Celso Eulálio. A Concha Acústica, palco para diversos tipos de apresentações artísticas, deverá ser erguido entre estes dois últimos empreendimentos.

Com estas mudanças a saída dos camelôs é inevitável. Galeno informa que há uma determinação do Ministério Público Estadual para que os mesmos sejam retirados.

“Já é um pensamento do prefeito, Pr. Walmir, transformar aquela área em um Centro Cultural. Para isso serão necessárias algumas mudanças e uma delas é a saída dos trailers e camelôs. Nós precisamos atender a uma solicitação do Ministério Público Estadual, onde diz que a prefeitura, juntamente com o MP, esvaziem todas as praças. Já estamos vendo um local para abrigar esses comerciantes, mas não podemos dar apoio à pirataria e ao comércio ilegal. Quanto aos alunos do Celso Eulálio, ainda não sabemos para onde serão remanejados, mas isso será definido tão logo o projeto esteja pronto.”

O esvaziamento de camelôs e barracas não será feita somente nas praças, mas também em todas as calçadas da cidade.

 

Comentários
jb
27/12/2015 03:21:03
Parabens a todos pela boa iniciativa, Picos está crescendo e precisa de mudanças positivas igual a esta, é preciso transformar para mudar e as praças de Picos hoje, muitas delas estão fugindo os fins a que foram destinadas e as calçadas ninguem consegue mais andar, os donos ja tomaram de conta, é camêlo, donos de lojas, tá horrivel isso. E a prefeitura t que agir o mais rápido possivel.