Sábado, 12 de Outubro de 2024

Enquete: Natal se tornou uma data meramente comercial

Publicado em 13/07/2015
Por Jailson Dias
1d53aa2c3618f6572f10ef0a462e.jpg
1d53aa2c3618f6572f10ef0a462e.jpg
População opina sobre o Natal/Jailson Dias

O Natal surgiu originalmente para comemorar o nascimento de Jesus Cristo, que, segundo a Bíblia, é ao mesmo tempo fundador do cristianismo e o seu Deus, no entanto, ao longo do século XX essa data ganhou uma conotação mais consumista. Surgiu a tradição do Papai Noel, das árvores de Natal, do peru e da troca de presentes, uma construção tipicamente capitalista para estimular o comércio a vender mais.

Pensando nisso o portal Folha Atual elaborou a seguinte pergunta: Para você, o Natal se transformou apenas em uma data comercial? 34% dos internautas responderam: Não, acredito no espírito natalino; ao passo que 66% marcaram a seguinte alternativa: Sim, as pessoas só se importam com a troca de presentes.

Nossa equipe foi às ruas para conversar diretamente com as pessoas sobre o que elas pensam sobre o Natal, e as respostas foram unânimes, a data perdeu o seu significado e se tornou apenas mais um evento para estimular a economia.

A vendedora Elaine Karla de Sousa Araújo lamentou que as pessoas tenham perdido o chamado “espirito natalino”, preferindo, ao invés, o consumismo. “As pessoas pensam mesmo é em comprar, pois o consumismo aumentou muito”, frisou.

O operador de máquina Adriano Macedo de Sousa, que reside em São Paulo, mas está em Picos a passeio, também declarou entender que o Natal se tornou voltado, sobretudo para o comércio, assim como outras datas, dentre elas a Páscoa.

O técnico de enfermagem Francisco Clessiano dos Santos declarou que o Natal tem sido dedicado apenas ao comércio, frisando que os preços aumentam nesse período do ano. Ele também lembra que o Papai Noel tem sido mais lembrado do que Jesus Cristo. “Teriam que lembrar que o Natal comemora o nascimento de Cristo, pois o nosso maior presente nós já recebemos, que é cristo como salvador”, comentou.

Comentários