Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

PRF se prepara para operação Natal e Ano Novo

Publicado em 11/07/2015
Por Marta Soares
781d959d0ced3f46dd9afc429d60.jpg
781d959d0ced3f46dd9afc429d60.jpg
BR 316/Marta Soares



Como já acontece anualmente nesta época do ano, a Polícia Rodoviária Federal de Picos já está se preparando para as operações de Natal e Ano Novo, que devem ser iniciadas nos próximos dias, segundo o chefe de policiamento da 4ª Delegacia Regional de Polícia Rodoviária Federal, Jorge Madeira.

De acordo com o chefe de policiamento, haverá ainda uma reunião em Teresina para definir as datas de cada operação, mas estima-se que a Operação Natal tenha início no dia 24 e encerre no dia 27; já a Operação Ano Novo, deve iniciar no dia 31 e encerrar no dia 03 de janeiro de 2016.

Ao todo serão utilizadas seis viaturas mais o grupamento de moto patrulhamento, composto por três motos. Para as duas operações a PRF contará com um efetivo aproximado de 40 policiais distribuídos nos postos de Picos, Valença do Piauí e Alegrete.

Para o policial estes dois feriados tendem a ser mais tranquilos na região de Picos, já que o Natal tem características de ser uma comemoração familiar e no Ano Novo há a grande saída de veículos, mas sem grandes consumos de álcool. “São feriados importantes, mas que não são como o Carnaval, por exemplo, onde as pessoas fazem grande consumo de álcool e pegam a estrada. A gente acredita que atravessará esses dois feriados com o menor número de acidentes e de mortes possível”.

Diariamente cerca de 4 mil veículos passam pelo posto da PRF de Picos. Durante estas operações o número deve subir para 5 mil.

Jorge Madeira ressalta que os condutores devem estar atentos sempre e que antes de pegar a estrada observem as condições do veículo, se a documentação do mesmo está em dia, se a habilitação não está vencida, se os pneus estão em condições de circular, se os faróis, freios e as demais luzes estão em perfeito estado e principalmente, que se respeite a sinalização, os limites de velocidade e se beber, não dirija.

Em 2014 a PRF, na Operação Natal, três acidentes com mortes, sendo quatro mortes ao todo; um acidente com ferido e dois sem vítimas. Já na Operação Ano Novo de 2014, foram registrados 16 acidentes apenas com danos materiais; dez acidentes com feridos e um com vítima fatal.

Comentários