Sábado, 12 de Outubro de 2024

Zona Azul começa a ser implanta em fase experimental na AV. Getúlio Vargas

Publicado em 09/07/2015
Por Jailson Dias
09d2fd29cc865b53d7be376e0353.jpg
09d2fd29cc865b53d7be376e0353.jpg
Zona Azul implantada na Av. Getúlio Vargas/Jailson Dias

A esperada Zona Azul finalmente começou a ser implantada na cidade de Picos, pelo menos em fase experimental, no último dia 15 de dezembro. O secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Manoel Vieira, informou que inicialmente o processo se dará apenas na Av. Getúlio Vargas, para depois, dependendo dos resultados, ser estendido gradualmente para o centro comercial.

Desde a administração do ex-prefeito Gil Paraibano, quando foi criado o Departamento Municipal de Trânsito (DMT), se falava na implantação da Zona Azul como forma de democratizar os estacionamentos no centro da cidade, mas o projeto nunca saiu do papel. Durante os dois anos e meio da administração Kléber Eulálio o projeto foi anunciado em algumas ocasiões, sem ser posto em prática. Agora, parece estar saindo do papel.

A partir da implantação da Zona Azul toda a Av. Getúlio Vargas receberá sinalização explicando onde cada veículo pode estacionar, automóveis, motocicletas, bem como o tempo permitido para cada pessoa. Um mesmo veículo pode ficar estacionado por uma hora, podendo ser renovado por igual tempo, depois disso terá de sair para que outro possa estacionar no mesmo local.

“Um não pode invadir o local do outro, não deve, e evidente esse estacionamento rotativo tem custos, o valor será de R$ 2,00 por hora, e não pode permanecer ao fim da segunda hora, se permanecer, já entra a fiscalização de trânsito”, comentou Manoel Vieira.

A fiscalização para garantir que o estacionamento rotativo seja obedecido será realizada por servidores próprios para esse serviço, contando, inicialmente, com o apoio dos Guardas de Trânsito. Manoel Vieira disse ainda que já espera pela resistência por parte da população, mas frisou que inicialmente será enfatizada a educação no trânsito, na qual a população picoense ainda se mostra muito carente.

Para o secretário a Zona Azul irá democratizar o estacionamento dos veículos automotivos nas vias mais movimentadas na cidade. Ele destaca que recebe diariamente reclamações a respeito de pessoas que tratam as ruas e avenidas como se fosse estacionamento particular. “Outro ponto é que daremos o direito aos cadeirantes e idosos, pois estes estacionamentos estarão livres para essas pessoas dentro do que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, comentou.

A Prefeitura de Picos não demonstra pressa em estender a Zona Azul para as demais ruas e avenidas do centro, pois isso dependerá dos resultados obtidos na Av. Getúlio Vargas.

Comentários