Sábado, 15 de Novembro de 2025

Picoense faz teste e é aprovado na ÉcolePolytechnique, de Paris

Publicado em 01/07/2015
Por Marta Soares
831cd600db5c2b1500df20ac31fc.jpg
831cd600db5c2b1500df20ac31fc.jpg
Daniel ao lado da família/Arquivo pessoal

Nas últimas semanas notícias vindas da França causaram muita emoção para uma família picoense. Daniel Ramos Bezerra de Alencar, ex aluno da Escola Risque e Rabisque e do Colégio Santa Rita, ambos em Picos, do Dom Barreto em Teresina e do Farias Brito, em Fortaleza - CE, sentará em breve nos bancos da ÉcolePolytechnique, em Paris.

Daniel, que cursa Engenharia no ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica, foi aprovado na escola parisiense após passar por um rigoroso processo com testes de Física e Matemática, análise do histórico de notas do ITA, cinco cartas de recomendação, texto de apresentação em inglês, certificados e lista de todas as medalhas e conquistas obtidas em vestibulares e olimpíadas. Ele ainda respondeu a uma entrevista sobre sua história, realizações, interesses por Paris e pela ÉcolePolytechnique, carreira e o legado que pretende deixar.

Segundo a mãe do jovem, Josina Anastácia Ramos Alencar, o processo seletivo é aberto para estudantes universitários de países que não falem francês e que tenham completado pelo menos dois anos de estudos universitários  em ciências ou engenharia e que se distinguem por seus excelentes desempenhos acadêmicos em Matemática e Física.

A escola parisiense é uma instituição de ensino superior e pesquisa de nível global e também de excelência, com forte tradição científica e humanista. Através de seus três ciclos de formação – engenharia, Mestrado e Doutorado – a instituição forma homens e mulheres capazes de projetar e conduzir atividades complexas e inovadoras.

Ainda segundo a família do recém-aprovado, muitos ex alunos da ÉcolePolytechnique ocupam cargos proeminentes no governo, indústria e pesquisa na França. Dentre os ex alunos, três prêmios Nobel: Henri Becquerel, Maurice Allais e Jean Tirole.

 

Comentários