Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Conheça o picoense que disputou o “Orange Bowl”, maior torneio de Tênis infantojuvenil

Publicado em 30/06/2015
Por Marta Soares
cc638eb9e53487e20f04ccbb422b.jpg
cc638eb9e53487e20f04ccbb422b.jpg
Renato durante competição e ao lado de Guga/Arquivo pessoal

Renato Menezes de Barros, de apenas 15 anos, é o único piauiense a participar do “Orange Bowl”, em Plantation, Flórida – EUA. Natural de Picos, Renato mora atualmente em São José dos Campos, onde treina e defende a “Afini Tennis”. O campeonato norte-americano é considerado o maior torneio infanto-juvenil da modalidade e conta com 300 tenistas do mundo inteiro. Em sua lista de campeões, nomes como Roger Federer, John McEnroe, Ivan Lendl e Anddy Roddick.

O jovem atleta, que é filho do músico e atual diretor-presidente da Porto PI (Empresa que gerenciará o Porto Seco da capital), Ted Wilson, joga tênis há pouco mais de 2 anos. “Conheci o esporte através do meu pai. Sempre o acompanhava quando ele ia jogar até que um dia pedi para brincar um pouco com a raquete e então não parei mais”, disse ao Folha Atual. Dentre os ídolos de Renato estão Roger Federer e o próprio pai.

Mesmo com o pouco tempo dedicado ao esporte, Renato já possui vasta experiência em torneios: “Já disputei torneios pelas capitais do nordeste inteiro, um torneio da etapa Correios em Campina Grande na Paraíba, um torneio Cosat na Bahia que teve atletas de vários países da América do Sul e agora estou em uma Gira de torneios nos EUA, dentre eles joguei o Eddie Herr que é um dos maiores torneios juvenis do mundo e o Orange Bowl que é considerado o maior torneio de tênis juvenil do mundo. Cheguei a semifinal de um Casely aqui que é também um torneio internacional e pelo pouco tempo que tenho no Tênis já vivi e vivo grandes experiências, treino com o número 2 e 3 juvenil do Brasil (Igor Marcondes e Felipe Meligeni), tive a oportunidade de treinar com o Elson Longo que é considerado um dos melhores treinadores do país”, declarou.

O sonho de conhecer alguns dos grandes atletas do seu esporte vem sendo realizado nesta jornada. Em 2014 Renato conheceu o ex-tenista Gustavo Kuerten, o Guga além da ex número 7 do mundo, Eugenie Bouchard, que já foi finalista de Wimbledon e Nick Bollettieri, considerado melhor treinador da história do tênis, no total com seus tenistas ele tem 86 Grand Slam.

Acostumado a treinar no saibro (piso feito de “terra batida”, também conhecido como quadra lenta), no “Orange Bowl” Renato jogou em quadra rápida e acabou sendo derrotado pelo americano Alexander Reyna, pelo placar de 6/1 7/5 e está fora da competição. “Senti um pouco de dificuldade no início por estar me adaptando ao piso, mas depois não influenciou em nada”, disse.

Comentários
TERESA MARIA
10/12/2015 17:25:51
Orgulho desse "MENINO" ( q nem conheço)...mas,muito triste pela falta de divulgação!!! Principalmente por estarmos vivendo um terrivel período sem incentivos aos jovens e ao esporte.De família de PICOS-PI,ja sairam varios profissionais com visibilidade nacional e internacional ,como o NOSSO TENISTA, e não vi pela cidade nada que manifestasse orgulho por esse feito,mesmo a população e os representantes da cidade sendo sabedores que nessa manifestação estaria "imbutida" a esperança de mudança na vida de vários RENATOS que aqui vivem.PARABÉNS RENATO,e saiba que EM PICOS TEM UMA PESSOA COM MUITO ORGULHO DE VOCÊ!!!!!!!!!!!!!