Sábado, 15 de Novembro de 2025

Com cirurgia de 5 minutos, pacientes voltam a enxergar no mutirão da catarata

Publicado em 25/06/2015
Por Marta Soares
7ee1bc8db0c5092a34fc4a63dda3.jpg
7ee1bc8db0c5092a34fc4a63dda3.jpg
Joana Eliza do Nacimento, a primeira paciente a deixar o centro cirúrgico/Erivan Costa

Idosos de 72 municípios que formam os Vales do Guaribas, do Sambito e Canindé, passarão pelo Mutirão da Catarata que acontece de 04 a 10 deste mês na UESPI de Picos. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, 7 mil idosos serão consultados e cerca de 1.800 cirurgias serão feitas neste período.

Cerca de 300 picoenses estão entre os beneficiados do programa, que é realizado em parceria com o Gov. Federal e Estadual. Uma equipe de dez oftalmologistas, um anestesista e trinta enfermeiros e auxiliares de enfermagem estarão das 8h às 17h realizando as consultas e cirurgias durante o período já citado.

As cirurgias são rápidas, são realizadas em apenas cinco minutos, devolvendo a visão daqueles que não a tinham mais ou que tinham dificuldades para enxergar. Segundo o secretário de saúde de Picos, José Venâncio, o Dudé, os pacientes que estão participando do mutirão foram selecionados nas Unidades Básicas de Saúde.

A primeira participante, Joana Eliza do Nascimento, de 67 anos, que é da Lagoa do Sítio (Valença do Piauí), disse que esperava há muito tempo pela oportunidade de voltar a enxergar com nitidez: “Isso aqui é uma coisa ótima. Tudo foi muito bom, maravilhoso. Fazia tempo que eu esperava por isso, é uma benção poder enxergar novamente”, disse logo ao sair do centro cirúrgico.


 

Comentários