Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

Santana do Piauí promove força tarefa contra o Aedes aegypti

Publicado em 24/06/2015
Por Jailson Dias
1f68e5b31765d47c5f8cada9ea59.jpg
1f68e5b31765d47c5f8cada9ea59.jpg
Ricardo propõe ofensiva para erradicar mosquito/Ascom

Na manhã da terça-feira, 02, o prefeito de Santana do Piauí, Ricardo José Gonçalves, se reuniu com servidores da Secretaria Municipal de Saúde e representantes da sociedade civil organizada para propor uma força tarefa com o objetivo de erradicar o mosquito Aedes aegypti, transmissor do Zika Virus e causador da microcefalia em bebês.

Mesmo que o governo do estado tenha prometido realizar uma série de ações para conter o avanço dessa doença que está assombrando o Brasil e o Nordeste, Ricardo frisou que o município não pode esperar uma vez que em Santana do Piauí foi registrado um alto índice de infestação do mosquito, embora nenhum caso de dengue tenha sido confirmado até o momento.          

Ricardo informou ainda que também será cobrada a contrapartida da sociedade. Todos os moradores devem ficar atentos para não deixar água parada em recipientes como garrafas e pneus. Os vizinhos serão estimulados a se fiscalizarem, uma vez que se apenas uma casa não estiver adotando essas medidas de segurança, os moradores de toda uma rua podem padecer.

Para garantir que as normas estejam sendo seguidas, os agentes comunitários de saúde e os agentes de endemias intensificarão o seu trabalho de informação junto aos moradores.

As equipes dos postos de saúde da família também serão alertadas para ficarem atentas a qualquer pessoa que os procure demonstrando os sintomas da dengue, sobretudo gestantes, principal preocupação. O grande problema, segundo o prefeito, é a ausência de um laboratório regional que realize os exames para a identificação da doença. Este só existe em Teresina.

Outro importante papel nessa ofensiva contra o mosquito da dengue será desempenhado pela equipe que faz a limpeza pública da cidade de Santana do Piauí, orientados a ficarem atentos para qualquer objeto que acumule água parada nos diversos terrenos baldios existentes no município.

O prefeito Ricardo José Gonçalves exortou todos a entrarem nessa luta pela erradicação do mosquito Aedes aegypti, evitando que casos de microcefalia possam ser registrados em Santana do Piauí.

Comentários