Sábado, 12 de Outubro de 2024

Camelôs demonstram interesse em deixar Praça Josino Ferreira

Publicado em 21/06/2015
Por Jailson Dias
d63b4bf77ea922ee334c7b6b3849.jpg
d63b4bf77ea922ee334c7b6b3849.jpg
Praça Josino Ferreira/Jailson Dias

Há tempos debate-se a descaracterização das praças públicas de Picos como pontos de encontro entre amigos e sociabilização. Hoje, tornaram-se principalmente pontos comerciais, no entanto, alguns camelôs que ocupam a Praça Josino Ferreira já não impõe mais resistência a possibilidade de deixar o local e trabalhar em outras regiões da cidade.

Nossa equipe conversou com alguns vendedores de DVDs e CDs piratas. Pedindo para não ter os nomes divulgados uma vez que trabalham com contravenção, eles afirmaram que o calor absurdo dos últimos meses tem inviabilizado a permanência na Praça Josino Ferreira, somando-se ao grande tráfego de veículos e a redução do número de árvores, que eleva a temperatura.

Alguns adotam como estratégia reduzir o tempo de trabalho durante o dia, uma vez que é no período da tarde que o calor se torna insuportável.

Pelos menos dez barracas com DVDs piratas podem ser encontrados enfileirados na Praça Josino Ferreira, mostrando até uma certa organização entre os vendedores. Eles afirmaram que gostariam de ir para um local onde pudessem negociar, e que não iriam impor dificuldade a Prefeitura caso esta decidisse realoca-los.

Dentre os pontos que parecem mais agradáveis para os camelôs está a região para onde está sendo construído o novo mercado público municipal. Não apenas eles, mas também todos os vendedores que ocupam as calçadas do centro da cidade de Picos.

Além dos vendedores de DVDs e CDs piratas ainda podem ser encontrados na Praça Josino Ferreira, barracas para lanches, em grande número, e outras miudezas.

Comentários