A Secretaria Municipal de Saúde de Padre Marcos promoveu na tarde desta quarta-feira, 25, uma caminhada com o intuito de chamar a atenção da população para que possa se prevenir contra o câncer da mama e de próstata. A caminhada fez parte da mobilização Outubro Rosa e Novembro Azul realizada em todo país.
O Outubro Rosa é uma campanha que visa alertar as mulheres no sentido de se prevenir contra o câncer de mama. Já o novembro Azul alerta os homens para que possam se prevenir contra o câncer de próstata. Ambas são realizadas nos meses de outubro e novembro, respectivamente.
Participaram da caminhada a secretária Municipal de Saúde, Jozélia Macedo; o secretário de Assistência Social, Anatálio Silva; os vereadores Juvanir Macedo e Antônio Chiquinho; o enfermeiro diretor do Hospital, Ronald Macedo; a enfermeira do PSF, Kalyne Barbosa; a coordenadora do NASF, Alexsandra Modesto; a fisioterapeuta Conceição Bezerra; o padre Wagner Carvalho; a psicóloga Thuanny Mikaella; as assessoras do município, Ana Márcia e Marta Araújo, e ainda, homens e mulheres da sociedade padremarcoense.
A caminhada teve início em frente ao prédio da Secretaria de Saúde percorrendo as principais ruas da cidade com término em frente à Igreja Matriz. Durante concentração, a enfermeira Kalyne Barbosa falou sobre o câncer de mama, sendo seguida pela assistente social Alexandra Modesto que explanou sobre o câncer de próstata.
Para a secretária de saúde a caminhada foi à primeira de muitas que ainda serão realizadas. “Promovemos esta primeira caminhada, mas com certeza iremos realizar outras no sentido de alertar nossa população para os cuidados que devem ter contra o câncer da mama e de próstata”, destacou.
Já a enfermeira Kalyne Barbosa destacou a importância de ir para rua e mobilizar toda sociedade. “Quando saímos pelas ruas conseguimos atingir um público maior e consequentemente alertar mais gente. Já realizamos estas campanhas internamente nos Postos de Saúde, porém o sentido da caminhada é a de que mais pessoas possam ser conscientizadas sobre a prevenção”, finalizou.